UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ELETRONICA QUANTICA
DISCIPLINA: Eletromagnetismo III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS03-07220
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFIS - Física (versão 3)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de perceber os limites da eletrodinâmica clássica e formular as equações de Maxwell no espaço de Minkowski.
EMENTA:

1. Propriedades do Campo Eletromagnético
1.1 - potenciais eletromagnéticos e transformações de calibre;
1.2 - calibre de Lorentz e equação de onda não homogênea;
1.3 - integração da equação de onda não homogênea via função de Green e potenciais retardado;
1.4 - energia e momentum do campo eletromagnético e tensor de Maxuell.

2. Radiação por cargas pontuais
2.1 - potenciais de Liénard-Wiechert e campo devido a cargas pontuais;
2.2 - radiação por uma carga acelerada a baixa velocidade;
2.3 - radiação por uma carga em movimento retilíneo e circular ;
2.4 - reação da radiação sobre o emissor.

3. Covariância das equações de Maxwell
3.1 - equação de onda e transformação de Lorentz ;
3.2 - propriedades do espaço-tempo segundo a teoria da relatividade restrita;
3.3 - transformações do campo eletromagnético;
3.4 - formulação das equações de Maxwell no espaço de Minkowski.


PRÉ-REQUISITO 1:

FIS03-07069 Eletromagnetismo II A
TRAVA:

68 créditos (Física - versão 5)
68 créditos (Física - versão 6)
68 créditos (Física - versão 7)
 
BIBLIOGRAFIA:

- D.J Griffiths "Introduction to Eletrodynamics" Prentice Hall 1999 30 edição
- J.R. Reitz, F.J.Milford e R.W.Christy "Fundamentos da Teoria Eletromagnética" Editora Campus 1982
- J.B. Marion e M.A .Heald "Classical Eletromagnetic Radiation" Saunders College Publishing 1995 1980