UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Pedagogia do Oprimido
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-07151
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar, comparar e criticizar a proposta de alfabetização (Educação) Libertadora de Paulo Freire, em contraponto a uma educação reprodutora, tendo o clássico "A Pedagogia do Oprimido" como norteador da (re)construção do saber. Dialogar sobre o contexto e a estrutura em que ocorrem as práticas alfabetizadoras, principalmente para as classes populares.
EMENTA:

Relação entre alfabetização conscientizadora, a conscientização, a contextualização e a participação dos homens e mulheres no seu processo emancipatório de construção de um mundo mais humano e solidário.
A pesquisa-ação como fio condutor do processo ensino-aprendizagem da Disciplina.



BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. RJ. Paz e Terra, 1992.
____________. Pedagogia do Oprimido. RJ. Paz e Terra, 1990.
____________. Educação como prática da liberdade. RJ. Paz e Terra, 1990.
____________. Conscientização, SP.