UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Pedagogia da Esperança
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-07150
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Revisitar a "Pedagogia do Oprimido" que é um clássico das teorias críticas em Educação ( segundo Tomas Tadeu Silva), buscando os avanços e as limitações do seu conteúdo nos 30 anos que seguem o livro.
EMENTA:

A alfabetização conscientizadora em uma sociedade marcada pelas injustiças sociais.
O educando como "sujeito" da construção do saber.
Uma visão multidimensional da política pedagógica em alfabetização.
A pesquisa-ação como fio condutor do processo ensino-aprendizagem da Disciplina.



BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. RJ. Paz e Terra, 1992.
____________. Pedagogia do Oprimido. RJ. Paz e Terra, 1990.
____________. A importância do ato de ler. Cortez, Polêmicas, SP - 1995.
____________. Educação como prática da liberdade. RJ. Paz e Terra, 1990.
MACHADO, Maria Alice Ormonde. A resistência nas escolas, nos locais de trabalho e na sociedade civil. A resistência reprodutora e a emancipatória. MEC. CEFET - RJ, 1995.