UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Alfabetização e Letramento
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-07147
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Orientação Educacional para Exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus
FEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Adminstração Escolar para Exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus
FEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Orientação Educacional para Exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus
FEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Supervisão Escolar para Exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus
FEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Administração Escolar para Exercício nas Escolas do Ensino Fundamental e Médio
FEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão Escolar para Exercício nas Escolas do Ensino Fundamental e Médio
FEBF - Pedagogia (versão 1) Magistério e Orientação Educacional
FEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
FEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Debater os aspectos sócio políticos e pedagógicos de alfabetização e letramento.
EMENTA:

Aspectos sociais e políticos na alfabetização. A psicogênese da leitura e escrita. Os usos sociais da língua e a produção de textos na escola. Alfabetização e letramento.


BIBLIOGRAFIA:

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
KATO, M.A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: África, 1987.
LEMLE, M. Guia teórico da alfabetização. São Paulo: Ática.
SOARES, Magda B. Letramento. Belo Horizonte: Autentica, 1999.