UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação Especial II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-07142
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Retirar a Educação Especial do espaço clínico e normalizante no qual a mesma sempre esteve inserida de modo a incluí-la num contexto sócio-antropológico.

Discutir os principais aspectos legais que norteiam a Educação Especial e a chamada ´Inclusão´.



OBJETIVO(S):

Levantar as principais questões que hoje se discute na chamada Educação Especial tanto no que tange à legislação quanto nos aspectos políticos, sociais e econômicos. Visitar escolas em que os variados processos de atendimento aos deficientes são realizados.

BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, Edler Rosita - A nova LDB e a Educação Especial - Editora WVA - Rio de Janeiro, 1997.

_____________. Temas em Educação Especial - editora WVA - Rio de Janeiro, 1998.

PIERRUCCI, Antônio Flávio - Ciladas da Diferença - Editora 34 - São Paulo, 1999.

STAINBACK, Susan et Willian - Inclusão - Um guia para educadores - Editora Artes Médicas - Porto Alegre, 1999.

HEGARTY, S.; HODGSON, A. et CLUNIES - ROSS, L. - Aprender Juntos - La integración escolar - Editora Morata, Madrid - 1986.