UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação Especial I
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-07141
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Historicizar o processo da criação das Escolas ditas Especiais a partir da emergência do racionalismo moderno, discutindo, a partir das interfaces entre a educação geral e a educação especial, os conceitos de "normalidade" e de "deficiência". Traçar um panorama inicial dos sujeitos envolvidos na chamada Educação Especial (surdos, cegos e outras deficiências), seus dilemas e expectativas.
EMENTA:

Examinar a constituição das Escolas Especiais a partir da Idade Moderna, momento em que se intensificam os mecanismos de controle do tempo e do corpo, imprimindo, assim a marca clínica e restauradora na classificação e escolarização dos "deficientes".


BIBLIOGRAFIA:

ALVAREZ-URIA, Fernando & Varela, Julia - Arqueologia de La Escuela - Las Ediciones de La piqueta - Madrid, 1988.
FOUCAULT, Michel - Os anormais - mimeo - (Tradução - Veiga Netto, Alfredo) UFRGS - 2000.