UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF10-07137
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Geografia (versão 1) Meio Ambiente
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Aprofundar o conceito de meio ambiente em sua articulação com a educação, abrangendo aspectos sociais, políticos e econômicos.
EMENTA:

Discutir a educação ambiental e a gestão escolar e a necessária articulação com o poder local e com a comunidade.
Investigar as redes de educação ambiental tendo a Internet como ferramenta entre o local e o global.



BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, I. Educação, meio ambiente e ação política. In: ACSELRAD, H. (org) Meio ambiente e democracia. Rio de Janeiro. IBASE, 1992.
CENPEC/ UNICEF. Guia de ações complementares à escola para crianças e adolescentes. São Paulo. CENPEC, 1998.
CORRAL, Thaís. Educação para um planeta saudável: manual para educadores (as) de jovens e adultos (as). Rio de Janeiro. REDEH, 1999.
LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (Org.) Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro. DP&A. 1999.