UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Tendências Atuais no Ensino de Educação Física
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-07130
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Introduzir a Educação Física e atividades recreativas como elementos de aprendizagem dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental.
EMENTA:

A educação física escolar na educação infantil, no ensino fundamental e para portadores de necessidades especiais. Tendências curriculares no ensino de educação física. Análise de diretrizes, parâmetros e referenciais curriculares. Educação física e a cultura corporal. Reconhecimento do potencial cultural presente na cultura corporal brasileira. Jogos e brincadeiras populares na educação física escolar. O esporte na escola. A dança e as atividades rítmicas.


BIBLIOGRAFIA:

ABERASTURY, A. A criança e seus jogos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
CAILLOS, R. Os jogos e os homens. Porto: Cotovia, 1990.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
KAMII, C. & DEVRIES, R. Jogos em grupo. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
VAYER & TOULOUSE, Linguagem corporal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.