UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Tendências Atuais no Ensino das Artes
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-07125
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A arte como expressão e comunicação na vida dos indivíduos. A Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias. O ensino da Arte na escola Os Parâmetros Curriculares nacionais e Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. Tendências e debates sobre o ensino da Arte na atualidade. Relações entre arte e os temas transversais inseridos nos blocos de conteúdos e as demais áreas de conhecimento e currículo.

OBJETIVO(S):

Introduzir a educação artística como elemento de participação dos estudantes na produção cultural do homem.

BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, A. M. et Sales, H. M. (orgs.). O ensino da Arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990.

BASTIDE, R. Arte e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1979.

BOSI, A. Reflexão sobre a arte. São Paulo: ática, 1985.

CHAUí, M. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.