UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Tendências Atuais no Ensino da Língua Portuguesa I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-07120
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Identificar as principais características das orientações curriculares para o ensino da L.P. elaboradas nas últimas décadas e as práticas educativas existentes. Conhecer as principais tendências atuais de pesquisa em educação na L.P. Identificar obstáculos epistemológicos e didáticos presentes no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos da L.P. Analisar concepções de avaliação em L.P., para fazer escolhas adequadas e coerentes com as aprendizagens que pretende promover.
EMENTA:

A Língua Portuguesa e seu objeto de estudo. Tendências curriculares no ensino da língua portuguesa. (da Educação Infantil ao Ensino Fundamental). Práticas e concepções dominantes no ensino da L.P. - pela análise de livros didáticos e documentos. Quadro atual do ensino da Língua Portuguesa no Brasil. Análise de diretrizes, parâmetros e referenciais curriculares.


BIBLIOGRAFIA:

Cagliari, L. C. Alfabetização e Linguistica. São Paulo: Scipione, 1990.
Foucambert, J.. Por uma política de Leiturização ... Porto Alegre: Artes Médicas
Gnerre, M. Linguagem escrita e Poder. São Paulo, Martins fontes, 1985.
Lajolo, M. & Zilberman, R. Literatura infantil brasileira: história & história. São Paulo: Ática, 1998.
Orlandi, E. P. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Martins Fontes, 1985.