UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: Resolução de Problemas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF09-07118
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas com espírito crítico, aplicando seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas e na análise e interpretação da ciência.
EMENTA:

Problemas do dia-a-dia envolvendo: razão, proporção, regra de três simples e composta, percentagem e juros simples. Unidades de medida de comprimento, ângulo, superfície, volume, tempo e massa. Aplicações de Geometria utilizando perímetro, área, volume, trigonometria. O conceito de Função construído através da observação de tabelas e gráficos, partindo de situações que ocorrem no cotidiano.


BIBLIOGRAFIA:

RUBINSTEIN, C. e outros. Matemática para o curso de formação de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. 2. Ed. São Paulo, Moderna, 1997.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. 12 ed. São Paulo, Ática, 1997.
COLEÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Rio de Janeiro, SBM, 1993. 14v.
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. São Paulo, SBM, 1982/1998.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Rio de Janeiro, Martins Fontes, 1984.