UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Diferenciação do Ensino e suas Práticas Pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-07114
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Pedagogia. (versão 2) Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil
Eletiva DefinidaFEBF - Pedagogia (versão 2) Multi-habilitado: Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Analisar criticamente as inovações educativas contemporâneas que procuram promover uma construção significativa da prática pedagógica.
EMENTA:

Fracasso escolar: perspectivas de análise e propostas de superação. Igualdade e equidade no processo escolar. A diferenciação do ensino e as diversas práticas pedagógicas. A proposta da organização escolar sem graus. O professor como profissional reflexivo.


BIBLIOGRAFIA:

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ROPE, F. e TANGUY, L. Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. São Paulo, Papirus, 1997.
TORRAINE, A. Igualdade e diversidade: o sujeito democrático. São Paulo: EDUSC, 1998.