UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Língua Espanhola I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: ILE03-07000
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
usar os fonemas, entonação e ritmo próprios da Língua Espanhola, durante a produção oral;
usar vocabulário básico, de acordo com os campos semânticos estudados no período;
identificar elementos culturais hispânicos, respeitando a idiossincrasia de cada povo;
identificar os elementos constitutivos dos discursos descritivos, aplicando-os na produção oral e escrita;
desenvolver sensibilização para o processo leitor durante as atividades com texto de prática leitora;

EMENTA:

Desenvolvimento da oralidade e introdução à produção/ compreensão escrita, com foco nos gêneros discursivos que apresentam características descritivas.

Conteúdo Programático:
Eixo discursivo: Gêneros discursivos que apresentam características descritivas.
Funções e situações comunicativas:
Apresentação e saudação.
Conversas telefônicas de tema descritivo.
Pedido e fornecimento de informações.
Recados escritos ou orais (secretária telefônica, telefone, etc.).
Redação de pequenos bilhetes descritivos.
Preenchimento de fichas de identificação e cadastro.
Descrições em correios amorosos, cartazes de procurados ou desaparecidos, objetos perdidos.
Instruções variadas (inclusive jogos).
Uso, consulta e confecção de cardápios.
Agenda de atividades diárias.
Manuseio e confecção de catálogos, descrições de moda, guias de turismo, horóscopo.
Manuseio e composição de curriculum vitae.
Habilidades lingüísticas desenvolvidas:
Compreensão oral de discursos descritivos.
Expressão oral criativa e comunicativa em situações descritivas diversas.
Compreensão escrita (leitura), segundo abordagens interativa e enunciativa, de textos variados em fonte e temáticas, dentro da tipologia da descrição.
Expressão crítica de textos breves, com coerência e coesão adequadas à etapa de aprendizagem lingüística e aos campos semânticos do léxico estudado, dentro da tipologia da descrição.
Campos semânticos:
O eu e o outro: corpo humano; características físicas, emocionais e intelectuais; vestuário; alimentação; ocupação; rotinas diárias; grau de parentesco.
O ambiente: tempo atmosférico e cronológico; a escola; a casa (exterior, interior, móveis e utensílios); a cidade e o campo; os transportes; o trabalho.
O mundo hispânico: a língua, os países, os tipos humanos.
Elementos sistêmicos (associados à descrição):
Conceito de gênero de discurso e tipos de texto.
Verbos: presente do indicativo, imperfeito do indicativo, futuro simples, condicional simples (gustar, poder, desear), modo imperativo, locuções/verbos que indiquem necessidade, obrigação, desejo e existência (gustar, ser necesario, deber, desear, haber).
Pronomes pessoais sujeito.
Pronomes pessoais complemento.
Formas de tratamento - tú/usted.
Artigos.
Possessivos.
Demonstrativos.
Numerais.
Alguns advérbios de lugar.
Alguns usos das preposições a, para, en, de, por, hasta e hacia.
Alguns usos de conjunções: y/e, o/u, pero.

Prática leitora:
Sensibilização para a leitura, por meio de ativação de conhecimentos prévios, em atividades de prática leitora.
Emprego em atividades práticas de leitura de procedimentos de inferência, identificação de assunto, idéias centrais e secundárias do texto, identificação de relações intertextuais no material lido, aplicação de conhecimentos sobre gramática textual à tarefa de compreensão.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-00552 Língua Espanhola I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALARCOS LLORACH, Emilio. Gramática de la lengua española. 1. ed. 2. reimp. Madrid : Espasa, 2000.
ÁLVAREZ, Miriam. Tipos de escrito I: narración y descripción. Madrid: Arco/Libros,1994.
BON, Francisco Matte. Gramática comunicativa del español - vol. I y II. Madrid: Edelsa,1995.
BOSQUE, Ignacio. DEMONTE Violeta (Dir.). Gramática descriptiva de la lengua española. 3. reimp.. Madrid: RAE/Espasa, 2000.
COLOMER, T. CAMPS, A. Enseñar a leer, enseñar a comprender. 1ª reimp. Madrid: Celeste Ediciones, 2000.
DENYER, Monique. La lectura: una destreza pragmática y cognitivamente activa. España: universidad Antonio de Nebrija, 1998.
DICCIONARIO esencial Santillana de la lengua española. Madrid, Santillana, 1992.
EL PEQUEÑO Larousse - diccionario enciclopédico. Bogotá, Larousse, 1997.
FLAVIAN, Eugenia. FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Minidiccionario espanhol/português - português/espanhol. São Paulo, Ática, 1994.
GONZÁLEZ HERMOSO, Alfredo. Conjugar es fácil en español. Madrid, Edelsa, 1996.
MORENO, Francisco. GONZÁLEZ, Neide Maia. Diccionario bilingüe de uso español-portugués/ português-espanhol. Madrid: Arco/Libros, 2003.
SECO, Manuel. Gramática esencial del español. Madrid: Aguilar, 1980.