UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ANALISE QUANTITATIVA
DISCIPLINA: Planejamento de Marketing
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCE02-06979
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCE - Ciências Econômicas (versão 2)
FCE - Ciências Econômicas (versão 3)
FCE - Ciências Econômicas (versão 4)
FCE - Ciências Econômicas (versão 5)
FCS - Comunicação Social (versão 1)
FCS - Comunicação Social (versão 1) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 1) Relações Públicas
FEN - Engenharia (versão 2)
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Cartográfica
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Civil
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia de Produção
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Elétrica
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Mecânica
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Têxtil
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Civil Construção Civil
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Elétrica Eletricidade Industrial
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Civil Estruturas
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Civil Sanitária
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Elétrica Sistemas de Potência
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Elétrica Sistemas e Computação
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Elétrica Sistemas Eletrônicos
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Elétrica Telecomunicações
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia Civil Transportes
FEN - Engenharia (versão 2) Engenharia de Produção Têxtil
QUI - Engenharia Química (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de compreender um processo de organização e promoção de marketing, sob a perspectiva do planejamento estratégico e com o equacionamento dos custos correspondentes.
EMENTA:

O Marketing no planejamento. Mercado e marketing. Custos e marketing. Plano de produto. O produto mix.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCE02-04657 Introdução à Economia III   ou
FCE02-04768 Introdução à Economia IV   ou
FCE02-04565 Introdução à Economia I
 
BIBLIOGRAFIA:

PINHEIRO, L. e FONSECA, E. Marketing - Técnicas de Organização e Promoção. Rio de Janeiro, Ed. Ano Zero Ltda, 1994.
ABELL. Derek F. Definição do Negócio - Ponto de Partida do Planejamento Estratégico. São Paulo, Ed. Atlas S.A., 1991.
KOTLER, Philip. Marketing - Análise, Planejamento, Implantação e Controle. São Paulo, Ed. Atlas S.A. 4ª edição, 1996.