UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EVOLUCAO ECONOMICA
DISCIPLINA: Economia do Desenvolvimento Comparado
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCE03-06960
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCE - Ciências Econômicas (versão 4)
FCE - Ciências Econômicas (versão 5)
Eletiva DefinidaFCE - Ciências Econômicas (versão 2)
FCE - Ciências Econômicas (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar as teorias alternativas do processo de desenvolvimento e as experiências comparadas de desenvolvimento no século XX.
EMENTA:

Modelos de desenvolvimento de Rostow-Lewis; Domar e Hirschman; a concepção cepalina de desenvolvimento; a escola da dependência; o neoestruturalismo; o modelo latino-americano e o modelo asiático de desenvolvimento; a globalização econômica e seus efeitos sobre o desenvolvimento; e o atual debate sobre o posicionamento teórico e quanto às políticas públicas do Banco mundial.

PRÉ-REQUISITO 1:

FCE03-06957 Formação Econômica do Brasil   ou
FCE03-06961 Economia Brasileira Contemporanea
 
BIBLIOGRAFIA:

ARRIGHI, Giovanni. A Ilusão de Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1998.
CARDOSO, F.H. As Idéias e o seu Lugar. Editora Vozes, Petrópolis, 1980.
DORE, R. - 1987. Taking Japan Seriously. Stanford University Press.
FAJNZYLBER, Fernando. La Industrialización Trunca en America Latina. Ed. Nueva Imagem. México, 1983.
FURTADO, Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. Editora Nacional, São Paulo, 1971.
HIRSCHMAN, A.: 1961. A Estratégia do Desenvolvimento Econômico. Fundo de Cultura.
RODRIGUEZ, Otávio. Teoria do Subdesenvolvimento da CEPAL. Editora Forense-Universitária, Rio de Janeiro, 1981.