UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-06657
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Embasar teoricamente a educação de jovens e adultos.
Analisar criticamente as ações nacionais e internacionais sobre esse segmento populacional.
Discutir aspectos da legislação referentes aos direitos e às relações entre educação e trabalho.

EMENTA:

Andragogia: fundamentação teórica e sua aplicação no processo educacional.
Análise crítica dos diferentes sistemas de educação de jovens e adultos nos planos nacional e internacional.
Legislação educacional para jovens e adultos.
Políticas públicas da educação de jovens e adultos. Andragogia: fundamentação teórica e sua aplicação no processo educacional.
Análise crítica dos diferentes sistemas de educação de jovens e adultos nos planos nacional e internacional.
Legislação educacional para jovens e adultos.
Políticas públicas da educação de jovens e adultos.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-06656 Alternativas Metodológicas - Educação de Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, C.R. O método Paulo Freire. S.P.: Brasiliense, 1981.
CARVALHO, J.C. A educação brasileira na década de 90:evolução e estrangulamentos.IBGE, 1997(mimeo.)
CARVALHO, J.C., KAPPEL, M. D e ALVES, M.I.C. Evolução das condições educacionais. IBGE: Indicadores Sociais, uma análise da década de 1980. Rio: IBGE, 1994.
CARVALHO, J.C. e KAPPEL, M. D. A educação fundamental: o censo domiciliar de 1996 como parâmetro para o Plano Nacional de Educação 1998-2007. IBGE, 1999.
RIBEIRO, V.M. Educação de Jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. Brasília:MEC, 1997
FERREIRO, E. Los adultos no alfabetizados y SUS conceptualizaciones Del sistemas de escritura. Instituto Pedagógico Nacional: México, 1983.
RIBEIRO, V.M. et al. Mtodologia da alfabetização: pesquisas em educação de jovens e adultos. SP: Papirus/ CEDI, 1992.
PAIVA, V. Anos 90: as novas tarefas da educação dos adultos na América Latina. Cadernos de Pesquisa S.P, nº 80, p29-38; maio 1994.