UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Magistério: Carreira e Mercado de Trabalho
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU09-06640
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conhecer e discutir a carreira docente, no ensino fundamental, médio e superior no sistema de ensino público e privado.
Identificar os principais problemas e as perspectivas do exercício do magistério no Brasil capitalista.

EMENTA:

Magistério no Brasil; Surgimento da atividade docente; A organização da categoria; O professor; A carreira no sistema de ensino público e privado, o trabalho docente e o mercado de trabalho.


BIBLIOGRAFIA:

ASSUNÇÃO, Maria M.S. Magistério primário e cotidiano escolar. São Paulo: Autores Associados, 1996.
_________.O salário da professora e a relação da mulher com o dinheiro. In Magistério primário e cotidiano escolar. São Paulo: Autores Associados, 1996.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do trabalho. São Paulo: Cortez, 1997.
BRANDÃO, C.R. o EDUCADOR VIDA E MORTE. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
DUBAR, Claude. A socialização: a construção das identidades sociais e profissionais.
Porto: Porto Editora, 1997.
ENGUITA, Mariano.A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, número 4. 1991, PP. 41-61.
EZEQUIEL T. S. O professor e o combate à alienação imposta. São Paulo: Cortez, 1996.
_________. Professor de 1ºgrau: identidade em jogo. São Paulo: Papirus, 1996.
_________. Magistério e mediocridade. São Paulo: Cortez, 1992.
FERREIRA, Rodolfo. Entre o sagrado e o profano. Rio de Janeiro: Quartet, 1998.
_________. Educação em Alta. O GLOBO, Caderno Vestibular, 17/09/1999. p.1.
_________. Magistério, carreira e mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Quartet, 1999. (no Prelo)
_________. Magistério, mídia e imagem. In: OLIVEIRA, W. F. (org) Imagens de professores. Santa Maria: Injuí, 1999. (no prelo)
FERREIRA, Rodolfo e BELO, Donaldo. Bacharel ou Professor? A reestruturação dos cursos de formação de Professores no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
FUSARI, José C. (org) O professor de 1º grau: trabalho e formação. São Paulo.: Loyola, 1990.
GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. São Paulo: Editora Autores Associados, 1997.
GEMAQUE, Rosana M. O. Profissão de professor: impasses e perspectivas. In: FRANCO, Creso e KRAMER, S^nia. Pesquisa e Educação: história, escola e formação de professores. Rio de Janeiro: Ravil, 1998.
GENTILI. Escola s/a: Quem ganha e quem perde no mercado educacional neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.
JÁEN, Marta J. e CABRERA, Blas. Quem são e quem fazem os docentes? Sobre o conhecimento sociológico do professorado. Teoria & Educação nº 4. 1991.
KRENTZ, Lúcio. Magistério: vocação ou profissão? Educação em revista.
Belo Horizonte, (3), 12-16, jun. 1986.
LUDKE, M. O. Educador: um profissional? In: CANDAU, V. (org). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes. 1983.
NOVAES, Maria E. Professora primária: mestre ou tia? São Paulo: Cortez, 1984.
NOVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
___________. Profissão: professor. Porto: Porto Editora, 1995.
___________. Vida de professores. Portugal, Porto: Editora Porto, 1992.
___________. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação nº4. 1991, PP. 109-139.
LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez Editora, 1998.
MENEZES, L. C. Professores: formação e profissão. São Paulo: Editora Autores Associados, 1996.
PAIVA, Vanilda, JUNQUEIRA, Célia e MULS, Leonardo. Prioridade ao ensino básico e pauperização docente. Cadernos de Pesquisa, nº 100, p. 109-19, mar. 1997.