UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Antropologia Filosófica e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU05-06632
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 1)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Estudar concepções filosóficas sobre o Homem, a educação e a prática pedagógica.
EMENTA:

A reflexão da antropologia filosófica, quanto à elucidação do que é o Homem, como base para análise das teorias pedagógicas e do sujeito da educação.


BIBLIOGRAFIA:

CARINO, 1. "Reflexões antropológico-filosóficas sobre o homem e sobre o papel da Educação". In:
Ciências Humanas. RJ, Editora da Universidade Gama Filho, Ano IX. no 28, agosto de 1986.
____ .."Antropologia Filosófica - estudo sobre sua fonnulação e análise de importantes concepções"
(texto inédito, digitado).
CASSIRER, Emst. "A crise no conhecimento do Homem sobre si mesmo". In: Antropologia Filosófica. 2a
ed., São Paulo, SP: Mestre lou, 1977, p. 15-74.
ETCHEVERRY, Auguste. O conflito actual dos humanismos. 3a ed, Porto, Livraria Tavares Martins,
1975.
FLEURl, Reinaldo Matias. "Educação popular e concepção de ser humano". lu: Revista Educação &
Filosofia. Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, v. 7, n. 13, jan./joo.
1993, p. 129-134.
FROMM, Erich. "A natureza do homem". lu: Conceito marxista do Homem. 8a ed., RJ, Zahar, 1983, Capo
IV, p. 34-49.
GRANATO, Teresinha C. "Contribuições do pensamento antropológico à Educação". lu: Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos. RJ, INEP, v. 60, nO 134, abr/jun 1974, p. 227-235.
JASPERS, Karl. "O Homem". In: Introdução ao pensamento filosófico. SP, Cultrix, 1971, p. 45-54.
MARIAS, Julian. "El tema deI hombre en Ia Filosofia". In: EI tema deI hómbre. Madrid, Revista de
Occidente, 1943, p. 11-23.
MONTAGU, Ashley. "La cuarta R". In: Que és el hombre. B. Aires, Paidós, s/d, p. 109-125.
NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e anti-humanismos. ~ ed., Petrópolis, Vozes, 1985.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditación de Ia técnica. B. Aires, Espasa-Calpe, 1939, p. 86 ss.
PATKA, Federico. "Os problemas filosófico-antropológicos na Antiguidade grega: Sócrates, Platão e
Aristóteles". In: Revista Brasileira de Filosofia, 4(13):54-67, jan/mar 1954.
RABUSKE, Edvino. Antropologia Filosófica. 2a ed., Petrópolis, Vozes, 1986.
SCHELER, Max. El puesto deI hombre en el cosmos. 3a ed., B. Aires, Losada, 1957.
SILVA, Sérgio Pereira da. "Perfis de Homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica". In:
Revista Educação & Filosofia, Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia,
v. 10, n. 20,jul./dez. 1996, p. 169-184.
SKINNER, B. F. "O que é o Homem?". In: O mito da liberdade. SP, Summus, 1983, Capo 9, p. 139-160.
STEVENSON, Leslie. Sete teorias sobre a natureza humana. RJ, Editorial Labor do Brasil, 1976.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima (S. 1.). Introdução. In: Antropologia Filosófica L São Paulo, SP: Loyla,
1991.