UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: O Imaginário Social e a Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-06626
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conceituar imaginário social; conhecer os conceitos básicos das principais teorias que tratam do tema, principalmente as que se relacionam à psicologia;
Identificar algumas representações sociais ligadas à educação, na realidade brasileira;
Reconhecer a escola como produtora de representações social, junto com outras instituições da sociedade.

EMENTA:

Imaginário Social - conceitos básicos. Conceito de imaginário social em Baczko, Ansart e Barbier; conceito de representação social, processos básicos de criação e mudança de representações sociais; métodos de estudo
Introdução aos enfoques teóricos do imaginário social: Baczko, Durkheim, Max, Ansart, Durand, Freud, Barbier, Sartre, Lacan, Sartre, Maffesoli, Castoríadis.
Análise de representações sociais da educação em instituições como a escola, os meios de comunicação e a família.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-06636 Pesquisa Educacional no Âmbito das Ciências Humanas
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBIER, R. Le retour du "Sensible". In: Sciences Humaines. Texto divulgado na Universidade de Paris VllI, 1994.
BARBIER, René. Sobre o imaginário, Revista Em Aberto, Bmsília, ano 14, n. 6l,jan./mar. 1994, p.l5-22,
CASTORIADIS, Cornelius_ A instituição e o imaginário da sociedade, Rio de Janeiro: Paz e Terra,
Capo 3 e 4, p, 139-257.
CHEV ALIER, 1. e GHEERBRANT, A. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herdert, 1988,
CÓRDOVA, Rogério de A. Imaginário social e educação: criação e autonomia. Revista Em Aberto, Brasília, ano 14,
n.61,jan./mar. 1994, p. 24-44,
DURAND, Gilbert, As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DURAND, Y. A fonnulação experimental do imaginário e seus modelos, In: Revista da Faculdade de Educação, São
Paulo: FEUSP,1987, v.13, n.2.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica, São Paulo: CultrixlEDUSP, 1988 (Introd., Capit. 1 e 2),
ELIADE, M.. Images et symboles, essai sur le symbolisme rnagico-religieux, Paris: Gallimard, 1952.
GRANATO, Teresinha A. Corseuil, O que tem a nos dizer a Antropologia Filosófica. In: Imaginário social e
educação, Rio de Janeiro: Gryphus, 1992, p, 163-187.
MAFFESOLI, M.. Os inlaginários do sociaL In: Psicologia e Práticas Sociais, Rio de Janeiro: VERJ, 1993, v.l, n,3,
MORIN, Edgard O paradigma da complexidade. In: Introdução ao pensamento complexo. 2" ed., Lisboa: Instituto
Piaget, 1990, p. 83-113.
NOV AES, Regina Reyes. Um olhar antropológico. In: Imaginário social e educação. Rio de Janeiro: Gryphus, 1992,
p. 123·143,
POSTIC, M.. O imaginário na relação pedagógica, Rio de Janeiro: Zahar, 1993,
TEVES, Nilda, O imaginário na configuração da realidade social. In: TEVES, Nilda (Org,) hnaginário social e
educação, Rio de Janeiro: Gryphus, 1992, p, 3-33.
TEVES, Nilda e EIZIRIK, Mansa F. Imaginário social e educação: revendo a escola. lu: Revista Em
Aberto, Brasília, ano 14,11.61, jan./mar. 1994.