UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem do Adolescente
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-06624
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
EDU - Enfermagem (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 1)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Conceituar a adolescência e discutir os principais aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem nessa etapa de vida.
Construir conceitos relativos à adolescência, segundo alguns teóricos.

EMENTA:

Conceito e delimitação cronológica da adolescência. Puberdade, esquema corporal e sexualidade do adolescente. A importância do grupo - identidade e papéis sociais. A influência da indústria alturnal. Adolescência e moralidade - autonomia moral e construção das regras. Normalidade e adolescência. Questões da atualidade: drogas e violência. Adolescentes e escola - difício relação.

Algumas teorias que abordam a adolescência:
Psicanálise: a passagem da latência para a fase genital.
Erickson: identidade X difusão de papéis
Leulin: a expansão do espaço vital.
Piaget: Cognição e operações formais do pensamento
Aberastury: a sídrome nomal da adolescência.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-03784 Psicologia da Educação VI
EDU08-04628 Psicologia da Educação XII
EDU08-04661 Psicologia da Educação XIII
 
BIBLIOGRAFIA:

ABERASTURY, A. & KNOBEL, M. Adolescência Normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
ABERASTURY, A. et alii. Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1980
BLOS, P. Adolescência - uma interpretação Psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
CARACUSHANSKY, S. Diário de uma adolescente. Petrópolis: Vozes, 1982.
CASTELAR, C & FREITAS, L.A Crise da adolescência - visão psicanalitica. Rio de Janeiro: Rocco,
1989.
CELIA, S. a H. et allii. A criança e o adolescente da década de 80. Porto Alegre: Artes médicas, 1983.
COMITÊ SOBRE ADOLESCÊNCIA - Grupo para o adiantamento da psiquiatria- GUA - Dínâtnica da
Adolescência. São Paulo: Cultrix,1982.
COSTA, M. Sexualidade na Adolescência. Porto Alegre: L&P.M. , 1986
DOLTO, F. O Caso Dominigue. Rio de Janeiro: Zahar, 1981
ENEDERLE, C. Psicologia da Adolescencia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1978.
ERICKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
FERRAR!, Annando B. Adolescência: o segundo Desafio. São Paulo: Casa do psicólogo, 1996.
GALLATIN,1. Adolescência e Individualidade. São Paulo: Harbra, 1978.
JERSILD, A. T. Psicologia da adolescência. São Paulo: Cía. Editora Nacional, 1973.
KALINA, E. Viver sem drogas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
____ & KOV ADLOFF, S. Drogadicção. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
KNOBEL, M. et allii. A Adolescência e a Família Atual - Visão Psicanalítica. Rio de Janeiro: Atheneu,
1981.
MC DOUGALL, Joyce. Em defesa de urna certa Anormalidade Teoria e Clínica Psicanalítica. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1983.
àUTEIRAL, José O. Adolescer - estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes médicas, 1994.
PARRA, N. O adolescente segundo Piaget. São Paulo: Pioneira, 1983.