UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU08-06615
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes (versão 1) Artes Plásticas
ART - Artes (versão 1) História da Arte
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 2)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
EDU - Educação Artística (versão 1) História da Arte
ART - Educação Artística (versão 1) História da Arte
IEFD - Educação Física (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
EDU - Enfermagem (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
FIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
GEO - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 1)
GEO - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 2) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Inglês (versão 3) Inglês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 2) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 2) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 2) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 2) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 2) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 2) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 2) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 2)
IME - Matemática (versão 3)
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 1)
PSI - Psicologia (versão 2)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 1)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Refletir e questionar sobre a produção histórica das concepções de homem subjacentes às abordagens do desenvolvimento humano.
Discutir criticamente os aspectos políticos e psicossociais que determinam os fenômenos ligados a aprendizagem humana.

EMENTA:

Fatores sócio-históricos e estudo do desenvolvimento e da aprendizagem diversidade de concepções de homem. A psicologia da Educação nas sociedades capitalistas e a produção de conceitos: diferenças individuais, ideologia adaptacionista, natureza infantil, os "mitos" da aprendizagem. Aplicações educacionais de algumas teorias psicológicas: Freud e a Psicanálise Skinner e o Neo-Behaviorismo; Bandura e a Aprendizagem Social; Rogers e a abordagem fenomenológica; Piaget e a Epistemologia Genética; Vigotsky e o Sócio-interacionismo. Aspectos psicológicos da avaliação da aprendizagem.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-03784 Psicologia da Educação VI
EDU08-04628 Psicologia da Educação XII
EDU08-04661 Psicologia da Educação XIII
FFP04-09071 Psicologia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

1. ALENCAR, Eunice S. (org.) Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992.
2. ARIÉS, Philipe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
3. BIAGIO, Angela M. Brasil Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1975.
4. BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: EPU, 1977.
5. BOCK, ªet allii. Psicologias. São Paulo: Saraiva, 1995.
6. CASTORINA, José Antônio et allii. Piaget - Vigotsky: Novas Contribuições para o Debate. São Paulo: Ática, 1995.
7. COLL, Cesar; PALACIOS, Lesus & MARCHESI, Alvaro (orgs.) Desenvolvimento Psicológico e Educação. (vol. 1) Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
8. COLL, Cesar et allii. Desenvolvimento Psicológico e Educação. (vol. 1). Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
9. ENDERLE, Carmem. Psicologia da Adolescência: uma Abordagem Pluridimensional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
10. FERREIRA, May G. Psicologia Educacional - uma análise crítica. São Paulo: Cortez, 1986.
11. FREITAG, Bárbara. Sociedade e Consciência: um Estudo Piagetiano na Favela e na Escola. São Paulo: Cortez, 1986.
12. GROSS, Esther P. & BORDIN, Jussara (orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano - um Novo Paradigma sobre Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1993.
13. KUPFER, Maria Cristina. Freud e a Educação: o Mestre do Impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
14. MAR, Melrein H. & HILIX, Wiliam A. Sistema e Teorias em Psicologia. São Paulo: Cultrix, 1973.
15. MILLHOLLAN, Frank & FORISHA, Bill. Skinner x Rogers: Maneiras Contrastantes de Encarar a Educação. São Paulo: Summus, 1986.
16. MOREIRA, Marco Antonio. Ensino e Aprendizagem - Enfoques Teóricos. São Paulo: Moraes, 3ª ed.
17. OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.
18. OLIVEIRA, Zelina de M. Ramos (org.). A Criança e seu Desenvolvimento: Perspectivas para se discutir a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1992.
19. PALANGANA, Isilda C. Desenvolvimento & Aprendizagem em Piaget e Vygotsky (Relevância do Social). São Paulo: Plexus, 1998.
20. PATTO, Maria Hlena S. (org.). Introdução à Psicologia Escolar: São Paulo: T. ªQueiroz, 1986.
21. __________________ Psicologia e Ideologia: uma Introdução Crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.
22. __________________ A Produção do Fracasso Escolar. São Paulo: T. ª Queiroz, 1990.
23. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
24. RAPPAPORT, Clara R. et alii. Teorias do Desenvolvimento: São Paulo: EPU, 1981.
25. SCHRAML, Walter J. Introdução à Moderna Psicologia do Desenvolvimento para Educadores. São Paulo: EPU, 1995.
26. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
27. VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
28. Caderno CEDES
Nº 24 - Pensamento e Linguagem - Estudos na Perspectiva da Psicologia Sociética.
Nº 28 - O Sucesso Escolar - um Desafio Pedagógico.