UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTATISTICA
DISCIPLINA: Pesquisa de Mercado
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME05-06287
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Estatística (versão 2)
IME - Estatística (versão 3)
IME - Estatística (versão 3) Finança e Marketing
IME - Estatística (versão 3) Métodos de Decisão e Processos Industriais

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: utilizar com eficiência as técnicas de Pesquisa de Mercado.
EMENTA:

Conceitos básicos da Pesquisa de Mercado, O Sistema de Informações de Mercado (SIM). Etapas da Pesquisa de Mercado, Pesquisa Quantitativa, Pesquisa Qualitativa, Segmentação de Mercado.

PRÉ-REQUISITO 1:

IME05-03775 Tecnologia da Amostragem II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME05-03042 pesquisa de mercado
 
BIBLIOGRAFIA:

- PINHEIRO, R. M., CASTRO, G. C., SILVA, H. H. & NUNES, J. M. G. [2006], Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 3ª Edição.
- BARÇANTE, L. C., CASTRO, G. C. [1999], Ouvindo a Voz do Cliente Interno. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 3ª Edição.
- AAKER, D. et. ALLI. [2007], Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2ª Edição.
- GATES, R. & MC DANIEL, C. [2006], Pesquisa de Marketing. São Paulo: LTC, 4ª Edição.
- MALHOTRA, N. K. [2006], Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 4ª Edição.
- MATTAR, F. N. [2007], Pesquisa de Marketing, 4ª Edição, 2ª. tiragem. São Paulo: Atlas.
- SAMARA, B. S. & BARROS, J. C. [2007], Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Prentice-Hall, 4ª Edição.
- ZIKMUND, W. G. [2006], Princípios da Pesquisa de Marketing - 2ª edição norte-americana. São Paulo: Thomson Learning.