UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: História Moderna I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-06241
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - História (versão 1)
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Caracterizar o período de transição entre a Idade Média e os Tempos Modernos. Identificar os fundamentos e principais elementos que definiram o Estado Moderno e suas implicações. Analisar as principais transformações e movimentos, como o Renascimento, Reformas Religiosas e Mercantilismo.
EMENTA:

Reflexão sobre o período de transição entre a Idade Média e os Tempos Modernos. Análise dos fundamentos e dos principais elementos que caracterizaram o Estado Moderno e suas implicações na vida social, política e econômica na Europa e no mundo colonial. Estudo das principais transformações e movimentos socio-culturais do período, tais como Renascimento, Reformas religiosas e o Mercantilismo.


BIBLIOGRAFIA:

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOSSY, John. A cristandade no Ocidente (1400-1700). Lisboa: Edições 70, 1990.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300-1800.. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
____________ Nascimento e reafirmação da Reforma. SP, Pioneira, 1989.
DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1985.
FALCON, Francisco. Mercantilismo e transição. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1981.
SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1988.