UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Literatura Brasileira V
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP01-06187
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar o papel da literatura infanto-juvenil no processo educativo.
EMENTA:

A literatura infanto-juvenil produzida no Brasil, de Monteiro Lobato às conquistas estéticas e lúdicas das últimas décadas.


BIBLIOGRAFIA:

VASCONCELOS, Zilda Maria C. O Universo ideológico na obra de Monteiro Lobato. Santos, Traço Editora, 1982.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. Ícone.
ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação (Coleção Ensaios), Ática.
GARCIA, Edson Gabriel. A leitura na escola de 1º grau. São Paulo, Ed. Loyola, 1988.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos de pedagodia da leitura. Martins Fontes, 1988.