UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS ANGLO-GERMANICAS
DISCIPLINA: Cultura Inglesa I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE04-05785
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
Eletiva DefinidaIFCH - Filosofia (versão 1)
ILE - Filosofia (versão 1)
IFCH - Filosofia (versão 2)
ILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:
Entender a visão da história social, política e econômica e as diversas manifestações artísticas na Inglaterra durante os períodos anglo-saxônico, medieval e elizabetano.

EMENTA:

A formação do povo;
A sociedade Anglo-saxõnica;
A transição para o mundo medieval;
O feudalismo, o código de cavalaria, o ideal do amor cortês;
A transição para o Renascimento;
A Inglaterra elizabetana.


DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE04-05191 Cultura Inglesa III
 
BIBLIOGRAFIA:

The Anglo-Saxon World: Am Anthology. Edited and translated by Kevin Crossley-Holland. G. B: Oxford UP, 1991.
HAUGH, Crhistopher, Ed. The Cambridge Historical Encyclopaedia of Great Britain and Ireland. Cambridge: CUP, 1990.
OAKLAND, John. British Civilizations: Na Introduction. London: Routledge, 1989.
SWEET, Henry. Sweet's Anglo-Saxon Reader in Prose and Verse. Fifteen Edition. Revised througjout by Dorothy Whitelock. Oxford: OUP, 1975.
TREVELYAN, G. M. A Shortened History of England. London: Penguin Books, 1970.
TURVILLE-PETRE, Thorlac. England the Nation: Language, Literature and National Identity, 1290-1340. G.B.: Oxford U P, 1996.