UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-05233
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Ciências Biológicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o valor e contribuições de disciplina na formação da auto-consciência do cidadão/profissional da educação.
EMENTA:

Os estudos serão orientados no campo da historiografia e priorizarão obras de autores brasileiros que tenham contribuído para o evento na formação de pensamento educacional no Brasil.




BIBLIOGRAFIA:

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História? Coleção Primeiros Passos. São Paulo, Brasiliense, 1987.
GRAMSCI, Antonio. Questões de Métodos. In: Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro, 6ª Ed, Civilização Brasileira, 1986.
NUNES, Clarice. Pesquisa Histórica: um desafio. Cadernos ANPED (Nova Fase) nº 2, 1989.
WARDE, Mirian Jorge. Anotações para uma historiografia da Educação Brasileira. Em Aberto, 3(23): 1-6, set/out., 1984.

A literatura indicada é preliminar e preparatória ao estudo de obras, a serem escolhidas de acordo com o interesse dos estudantes.