UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação Popular
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-04971
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Ciências Biológicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Cultura do povo. Educação Popular e seu projeto político. A Educação Popular no Brasil e sua identidade com a história da América Latina.

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o papel que a Educação pode ter junto aos setores populares no sentido de ser um espaço onde as próprias camadas populares desenvolvam (expressem, critiquem, reformulem, valorizem) coletivamente o seu conhecimento, as suas formas de apreender, explicar e intervir nos acontecimentos da vida social.

BIBLIOGRAFIA:

BARPEIRC, Julio. Educación Popular y Processo de concientizacion. 7 ed., México. Siglo Veintuno Editores.

REISEGEL, Celso de R. Estado e Educação Popular. São Paulo. Pioneira.

___________. Política e Educação Popular. São Paulo. ática.

ROSI, Ecléa. Cultura de Massa e Cultura Popular. 2ª Ed. Petrópolis, Vozes.

BRANDãO, Carlos R. Casa de Escola. Campinas, Papirus.

___________. Educação Popular. São Paulo, Brasiliense.

___________. O que é Educação. 5ª Ed., São Paulo Brasiliense.

___________. Lutando com a palavra. Rio de Janeiro. Graal.

CANCLINI, Néstor Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo, Brasiliense.

Claudius et alii. A Vida na Escola e a Escola na Vida. Petrópolis, Vozes.

FARR, R. O fracasso do ensino. Rio de Janeiro, Codecri.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

__________. Cartas a Guiné Bissau. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, Graal.

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GARCIA, Pedro B. ´Saber Popular/Educação Popular´. CEDI.

NIDELCOFF, Maria T. A Escola e a Compreensão da Realidade. São Paulo, Brasiliense.

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PAIVA, Vanilda P. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo, Ed. Loyola.

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SINGER, Paul. Et alii. São Paulo: um novo em movimento. Petrópolis, Vozes.