UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Arte e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP04-04812
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Ciências Biológicas (versão 1)
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

A potencialidade criadora existe em cada um de nós, cabe-nos utilizá-la, de forma a favorecer a sua expansão. Criatividade pode ser considerada como uma das formas de solucionar problemas, envolvendo saltos intuitivos, combinação de ideias. Desempenha papel relevante no processo de desenvolvimento da personalidade e da auto realização.

OBJETIVO(S):

Desenvolver atitudes, interesses e noções estéticas através de propostas criativas que estimulem a observação, a expressão e a organização.

BIBLIOGRAFIA:

ABRAMOVICH, Fanny. Educação Artística - luxo ou necessidade. Ed. Summus.

CAVALCANTI, Carlos. História das Artes 2. Ed. Civilização Brasileira.

DUARTE JR, João Francisco. Porque ARTE-EDUCAçãO? Papirus.

MUNARI, Bruno, Design e comunicação Visual. Lisboa: Edições 70, 1982.

LOWENFELD, Viktor - BRITTAIN. W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.

MAFRA, Alcidio. Artes Plásticas na Escola. Bloch.

MIEL, Alice. Criatividade no Ensino. Ibrasa.

PENTEADO NETO, Onofre de Arruda. Desenho Estrutural. Perspectiva.