UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino da Geografia
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP05-04272
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 1)
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Analisar a função social da geografia na escola básica. Articular conteúdo e método nos programas escolares de geografia, a partir da análise da condição humana através dos eixos fundamentais da produção capitalista do espaço. Problematizar as concepções de ensino-aprendizagem e a didática da geografia, destacando o papel dos conceitos. Elaborar e fundamentar uma proposta temática de ensino a partir dos temas e conceitos. Articular as concepções da geografia às proposições pedagógicas e destacar o papel da pesquisa na práxis do professor.
EMENTA:

Aprendizagem e proposições metodológicas para a construção de conceitos. Fundamentos metodológicos do ensino de Geografia. Objetivo e objeto do ensino de geografia na escola básica. Organização e seleção dos conteúdos. Conceitos básicos do ensino de geografia. Aprendizagem e didática em Geografia. Prática Laboratorial.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA. Rosângela Doin de (1996). A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: Terra Livre 8, São Paulo: Marco Zero.
BARRETO, Elba Siqueira de Sá (2000). Tendências Recentes do Currículo do Ensino Fundamental no Brasil. In Barreto, Elba S.S. (org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas-SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, pág. 5-42.
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CARVALHO, Maria Inês (1998). Fim de Século - A Escola e a Geografia. Ijuí/RS: Editora UNIJUI.
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QUAINI, Massimo (1979). Marxismo e Geografia. Paz e Terra, Rio de Janeiro - RJ.
SANTOS, Milton (1986). Por Uma Geografia Nova - Da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. Ed. HUCITEC, São Paulo - SP.
SANTOS, Milton (1994). TÉCNICA ESPAÇO TEMPO - Globalização e meio técnico-científico-informacional. Ed. HUCITEX, São Paulo-SP.
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SNYDERS, Georges (1977). Escola, classe e luta de classes. Lisboa- Portugal: Moraes Editores.
VESENTINI, José W. (1989). Geografia e Ensino - Textos Críticos. Papirus, Campinas-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP.
VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.
WEISZ, Telma e Sanchez, Ana (2003). O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. SP: Ed. Ática.
LIVROS DIDÁTICOS diversos para os níveis fundamental e médio.

Dicionários/Revistas:
1) Dicionário Cartográfico - Cêurio de Oliveira. IBGE, RJ, 1983.
2) Dicionário Geológico/Geomorfológico. Antônio Teixeira Guerra, IBGE, RJ, 1993.
3) Dicionário de Geografia. Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1996.
4) Revista Nova Escola, São Paulo: Ed. Abril. Números diversos.