UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: História Contemporânea I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH01-03139
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Discutir o conceito de contemporaneidade e os parâmetros temporais da História Contemporânea; analisar a primeira metade do oitocentos, contemplando o embate entre as forças de reação e mudança; discutir as principais "experiências burguesas", a formação da classe operária eo processo de consolidação do capitalismo liberal; analisar os horizontes ideológicos centrais e os processos históricos principais do oitocentos, centrais para a compreensão da modernidade; discutir o conceito de nação, o surgimento dos nacionalismos e a Política das Nacionalidades (aspectos associativos e dissociativos).
EMENTA:

A História contemporânea: conceito e discussão historiográfica. Restauração e revolução na Europa do século XIX. A Europa do Congresso de Viena. O avanço da industrialização no continente europeu e o surgimento e consolidação da classe operária. Classes trabalhadoras e classes perigosas no século XIX. Liberalismo, socialismo e conservadorismo. Nação, nacionalidades e nacionalismos na Europa do século XIX.


BIBLIOGRAFIA:

AGUILHON, Maurice. 1848. O aprendizado da república. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. Rio de Janeiro: Ática.
BARRACLOUGH, G. Introdução à história contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. Mídia , cultura e revolução. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
FORTESCUE, W. Revolução e contra-revolução na França, 1815-1852. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GAY, Peter. O século de Schnitzler. A formação da cultura da classe média. 1815-1914. São Paulo: Cia das Letras; Martins Fontes, 2002.
HOBSBAWN, Eric. A Era do Capital ( 1848-1875). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
_______________. Os Ecos da Marselhesa. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
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TOCQUEVILLE, A. Lembranças de 1848. As jornadas revolucionárias em Paris. São paulo: Cia das Letras, 1991.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 3v.
TULARD, Jean. Napoleão: o mito salvador. Niterói: Vasa Jorge Editorial, 1996.