UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
DISCIPLINA: Sub-Área I - Saúde, Trabalho e Meio Ambiente I
CARGA HORÁRIA: 150 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ENF02-00270
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaENF - Enfermagem (versão 3)
ENF - Enfermagem (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0575
Prática/
Trabalho de Campo
0575
TOTAL 0 10 150

OBJETIVO(S):

Compreender o processo gerador - Saúde x Doença - relacionando-o às condições de vida da população, ao seu desenvolvimento sócio - político - econômico - histórico e cultural, com vistas ao desenvolvimento da capacidade de observação e comunicação com pessoas e grupos.
Compreender os principais processos de interação entre os seres vivos e destes com o Meio Ambiente, correlacionando Saúde e Meio Ambiente.

EMENTA:

Unidade 1

- Identificação da relação entre os modos de viver e o processo Saúde / Doença, compreendendo a importância do processo de interação, observação e comunicação com determinado grupo social, a fim de conhecer seus modos de viver e organização comunitária.
- Identificação e análise dos problemas de Saúde de uma comunidade, seus determinantes e natureza, relacionando-os com os modos de viver.
- Compreensão do conceito de Saúde enquanto direito de cidadania.
- Construção de informação epidemiológica na compreensão do processo Saúde Doença.
- Relação Saúde / Trabalho / Renda considerando as estratégias de sobrevivência utilizadas pela população.
- Correlação entre a existência de práticas alternativas e o acesso aos serviços de Saúde.
- Construção teórica - prático de um diagnóstico participativo de Saúde da comunidade e desenvolvimento de ações educativas em Saúde Pública.
- Elaboração de alguns conceitos como: Comunidade, processo Saúde / Doença, Diagnóstico em Saúde da Comunidade e Saúde da Comunidade.

Unidade 2

- Identificação das condições do Meio Ambiente que favorecem a sobrevivência de artrópodes, roedores e microorganismos e a ocorrência de agentes físicos e químicos que agridem o meio.
- Elaboração dos conceitos de Meio Ambiente, Poluição e Contaminação correlacionando-os aos mecanismos de sobrevivência dos seres vivos.
- Correlação entre os problemas de Saúde da comunidade com deficiência de saneamento do meio.
- Identificação dos aspectos importantes na manutenção de equipamentos de saneamento, fontes de abastecimento de água, tratamento da água, dejetos, lixo, resíduos industriais com vistas a preservação do Meio Ambiente, ocupação racional do solo e drenagem das águas.
- Desenvolvimento de ações educativas em saúde pública voltadas para o controle de artrópodes e roedores, tratamento da água, dejetos, lixo, várias formas de poluição.



BIBLIOGRAFIA:

ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e Saúde. 4 Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1994.
REIS, A. P. Você e sua Comunidade. Fundamentos e Processo do Desenvolvimento de Comunidades através da Iniciativa Local. Recife / PC Gráficos.
CARVALHO, G. I. De e SANTOS, L. Comentários à Lei Orgânica (leis 8080/90 e 8. 142/90). Sistema Único de Saúde. São Paulo: Hucitec, 1995.
GIDEON, H. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Opas, 1998.
VASCONCELOS. EM. A Terapêutica Médica e as práticas populares de Saúde.