UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE HISTORIA
DISCIPLINA: História do Brasil III
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH01-02277
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - História (versão 2)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Analisar a sociedade imperial brasileira, no curso da segunda metade do século XIX, com destaque para o período situado entre 1870 e 1889. Analisar a Guerra do Paraguai e suas implicações políticas, sociais e econômicas. Caracterizar o movimento abolicionista e seu impacto nas concepções de nação e cidadania. Relacionar abolicionismo e imigrantismo. Caracterizar o debate intelectual, entre 1870-1914, com destaque para as apropriações das teorias raciais. Analisar os projetos de República e o movimento republicano. Caracterizar contradições da modernidade, com destaque para as transformações no mundo do trabalho. Identificar movimentos sociais do alvorecer dos tempos republicanos, com destaque para o episódio de Canudos.
EMENTA:

Ordem e civilização no Império do Brasil: os impasses da política de Conciliação. A Guerra do Paraguai: características e impactos quanto à cidadania e à escravidão. Os projetos abolicionistas e imigrantistas. O republicanismo. Raça e nação nas formulações dos homens de letras e de ciências, na sociedade brasileira de finais do século XIX. Modernidade e república: progressos materiais e contradições sociais no Brasil, em finais do século XIX.


BIBLIOGRAFIA:

ALONSO, Angela. Idéias em movimento. A geração 1870 na crise do Brasil Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
CASTRO, Celso. Os militares e a República. Um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
CASTRO, Hebe Maria Mattos de. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
COSTA, Wilma Peres. A espada de Dâmocles. São Paulo: HUCITEC, 1996.
SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
_______________. Joaquim Nabuco. Um pensador do Império. Rio de Janeiro: Topbooks, 2002.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
______________________. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.