UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Ensino de Física de Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FIS02-02065
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFIS - Física (versão 2)
FIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 3)
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Não informado.
EMENTA:

1. O ensino de Física inserido nas grades curriculares de 1º e 2º graus.
2. A metodologia do ensino de Física.
3. Métodos de avaliação.
4. Avaliação qualitativa do ensino de Física.
5. Avaliação quantitativa do ensino de Física.


PRÉ-REQUISITO 1:

FIS02-09744 Instrumentação para o Ensino de Física I B   ou
FIS02-07064 Instrumentação para o Ensino I A
TRAVA:

68 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

1. BRASIL. MEC. SEMT. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, 1999.
2. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis: UFSC, 2001- .Quadrimestral.
3. DRIVER, Rosalind; GUESNE, E.; THIMBERGHIEN, A.. Ideas cientificas em la infancia y la adolescencia. Madrid: Morata, 1985. 310 p.
4. FÍSICA NA ESCOLA. São Paulo: SBF, 2000- . Semestral.
5. KARAMURA, M.R.D.; HOUSOME, Y.. A contribuição da Física para o ensino médio. A Física na Escola, São Paulo, v. 4, n. 2, p.22-27, out. 2003.
6. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo; EPU, 1997 (Temas básicos de educação e ensino). 80 p.
7. SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMES, A. I.. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. 396 p.