UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM
DISCIPLINA: Sub-Área III-Exercício da Enf e suas Bases Hist-Filosóficasl / Ética Social
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ENF01-01964
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaENF - Enfermagem (versão 3)
ENF - Enfermagem (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Contribuir na formação de profissionais construtores ativos da sociedade, capazes de viver uma cidadania consciente e crítica, partindo da reflexão e discussão dos valores e princípios éticos que orientam a vida social.
EMENTA:

Os Valores Éticos e o Direito à Educação: Reconhecimento da Educação como direito social básico do ser humano que deve ser garantido pelo Estado.
Reflexão crítica sobre a realidade da educação no Brasil e nos outros países latino-americanos. Ações concretas orientadoras à promoção de uma educação libertadora e democrática.

Os Valores Éticos e o Direito à Saúde: Construção do conceito amplo de saúde, considerando a relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o ambiente em que vive, valorizando a dignidade da pessoa e os direitos humanos; o significado que o grupo atribui a saúde , confrontando-o com as condições de vida na sociedade brasileira e latino-americana.

Os Valores Éticos e o Direito à Moradia: Reflexão sobre as desigualdades de moradia existentes no Brasil e a questão dos "sem-terra" . Análise das circunstâncias em que se dão as desigualdades, que geram um alto índice de famílias "sem-terra" e de habitações impróprias ao homem, para a maioria da população brasileira e de toda a América Latina. Ações orientadoras para reverter o quadro dos " sem-terra" e de falta de moradia digna no Brasil.

Os Valores Éticos e o Direito à Alimentação: Reflexão sobre a realidade de pobreza e miséria no Brasil,sobre as condições de vida dos que não têm acesso a uma cesta básica mínima mensal; Análise crítica da desigualdade estrutural da sociedade brasileira e latino-americana que produz a realidade de pobreza e miséria; Análise do exercício de cidadania como promoção dos valores éticos, liberdade, igualdade,participação e solidariedade e defesa de justiça social; Ações orientadoras para reverter o quadro de miséria e fome do Brasil.

Os Valores Éticos e o Direito a um Meio Ambiente Saudável: Discussão das relações do ser humano com o meio em que vive; Reflexão sobre os atuais interesses dos países, grupos ecológicos e sociedade organizada, a respeito do problema ambiental. A importância da preservação ambiental, com base na realidade brasileira e na América Latina, visando a defesa da vida. Ações que contribuem individualmente e em grupo, para a mudança de mentalidade e da realidade, enfatizando a importância da Educação Ambiental.

Os Valores Éticos e o Direito ao Trabalho: O trabalho como um direito social básico do ser humano. Reflexão crítica sobre a realidade do trabalho no Brasil e nos outros países da América Latina, ressaltando as condições insalubres e a exploração do trabalhador. A importância do trabalho como gerador de renda que delimita as classes sociais, meio de sobrevivência e de promoção de justiça e dos direitos humanos. Ações orientadoras para reverter o quadro de desemprego e as condições impróprias à dignidade do trabalhador no Brasil.
Os Valores Éticos e o Direito à vida: Reflexão sobre o valor da vida, estruturador de todos os demais direitos, como direito primordial e básico de todas as pessoas; Análise do exercício da cidadania como promoção dos valores éticos, liberdade, igualdade, justiça , participação, solidariedade e defesa do direito à vida; A visão crítica em relação às estruturas sociais que determinam as condições de vida das pessoas e grupos sociais na sociedade brasileira, no contexto da problematização latino-americana. Ações concretas de solidariedade que busquem promover o direito à vida.



BIBLIOGRAFIA:

BOFF, Leonardo et al. Direitos Humanos. Direitos dos Pobres. São Paulo : Vozes, 1991

_________________ . NOVA ERA. A Civilização planetária. São Paulo. Ática, 1994.

BRASIL.. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Organização de
Juarez de Oliveira. 8 ed. São Paulo : Saraiva, 1993.

_________________. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13/07/1990. Constituição e legislação relacionada. São Paulo. Cortez, 1991.

CAPALBO, Creusa. Ética Social e Ética Pública. Revista Enfermagem UERJ, RJ. V.3, nº 2, p.223-226, out. 1995.

CLOS, Araci Carmem. Os valores. In : ______________. O "Ethos" da Enfermagem. Rio de Janeiro: edição da autora, 1996. P. 14-35

ECO -92. Carta da Terra ou Declaração do Rio. Rio de Janeiro : Linha Gráfica. 1992.

MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. São Paulo. Martins Fontes, 1994.

ORNELLAS, Cleuza Panisset. Cidadania e Direitos Sociais. Revista Enfermagem UERJ. RJ. V.3. nº2. P.184-188, out. 1995.

SOUZA, Herbert de . Escritos Indignados. Rio de Janeiro. Rio Fundo Ed. 1993.

_______________ . Rodrigues, Carla. Ética e Cidadania. São Paulo : Moderna. 1995. (Coleção Polêmica).