UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPART DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DISCIPLINA: Atend Educ Esp aplicado à produção de material didático para o Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: CAP07-17554
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A partir de uma abordagem multidisciplinar, esta disciplina está voltada para análise e a construção de material didático de modo a desenvolver e ampliar ações da prática como componente curricular, conforme previsto na Lei (Resolução 02/15). Neste contexto, serão abordados aspectos teóricos, metodológicos e práticos como: Teoria histórico-cultural acerca do desenvolvimento humano acometido por uma necessidade educacional; o processo de ensino e aprendizagem que envolve estudantes com tal caracterização; práticas pedagógicas voltadas para turmas com alunos com necessidades educacionais especiais, na educação básica; análise, reflexão e elaboração de materiais didáticos para propostas e estratégias pedagógicas que possibilitem ou garantam acesso a conceitos curriculares para o estudante. As dinâmicas desta abordagem envolvem, assim, a colaboração entre saberes das disciplinas e seus docentes que compõem o currículo escolar da educação básica, no Ensino Médio.

OBJETIVO(S):

analisar referenciais teóricos sobre desenvolvimento humano e práticas pedagógicas diante do processo de ensino e aprendizagem, na educação básica, para estudantes com necessidades educacionais especiais;

refletir e discutir sobre práticas e estratégias de ensino para estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais;

observar situações de escolarização, na educação básica, envolvendo estudantes com necessidades educacionais especiais matriculados no CAp-UERJ.

elaborar materiais didáticos de ensino, com foco na necessidade educacional especial e no processo de escolarização do estudante.


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