UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Política e Linguagens Cinematográficas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-17543
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:



O conceito de política e as relações de poder trabalhados a partir dos seguintes conceitos: Estado; hegemonia; cultura; formação humana e educação; educação popular; movimentos sociais. A natureza das estruturas fílmicas e o sentido das estéticas cinematográficas. O cinema como ferramenta pedagógico-crítica no âmbito da formação docente e da formação discente. O cinema, as possibilidades de desalienação e a construção de uma educação crítica e emancipatória.



OBJETIVO(S):



A) Construir um referencial teórico-metodológico básico de estudo sobre o campo conceitual da política e relações de poder, com ênfase nas seguintes categorias: Estado; Hegemonia; Cultura; Formação Humana e Educação; Educação Popular; Movimentos Sociais; etc.

B) Construir um referencial teórico-metodológico básico de estudo das linguagens cinematográficas com ênfase nas estruturas fílmicas e nas distintas abordagens estéticas presentes no cinema.

C) Analisar/pensar o cinema como ferramenta pedagógico-crítica voltada a uma educação emancipatória, no âmbito tanto da formação docente quanto da formação discente.





BIBLIOGRAFIA:

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

_______ . Industria Cultural. SP: UNESP, 2021.



BENJAMIN, Walter. A obra de arte e sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre, RS: Zouk, 2018.



CALDART, Roseli; VILLAS BOAS, Rafael Litvin (orgs.). Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017.



CALDART, Roseli. Pedagogia do Movimento: processo histórico e chave metodológica. (...) 2021.



CARDOSO, Ciro F. S. Narrativa, sentido, história. São Paulo, Papirus,1997.



________. A ficção científica, imaginário do século XX. Uma introdução ao gênero. Niterói, texto fotocopiado, 1998 [já foi publicado]



________. Análisis semiótico de películas: um método para historiadores. Santiago de Compostela, Actas del II Congreso Internacional Historia a debate, 2000, pp. 31-44.



CHAUí, Marilena. O trabalho da crítica do pensamento in HUHME, Leda Miranda (org.). Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. RJ: Agir, 2000.

BERNARDET, Jean Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo. Brasiliense, 1985.



--------------- . Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Anna Blume, 1995.



--------------- . Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.



---------------- . Cinema Brasileiro: propostas para uma história. RJ: Paz e Terra, 2009.



COSTA, Luis Claudio da. Cinema Brasileiro (anos 60-70) - Dissimetria, Oscilação e Simulacro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.



COUSINS, Mark. História do Cinema. Dos clássicos mudos ao cinema moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2013.



ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. 5ª ed. Trad. Pérola de Carvalho. São Paulo, Perspectiva, 1998.



EISENSTEIN, Serguei. O sentido do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.



FONTES, Virginia; MENDONçA, Sonia Regina. História do Brasil recente. 1964-1992. SP: Ed. ática, 1994.



FONTES, Virginia. Sociedade Civil in Dicionário da Educação do Campo. Caldart, Roseli; Pereira, Isabel Brasil; Alentejano, Paulo; Frigotto, Gaudêncio (orgs.). Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.



FRANçOIS, Albera. La vanguardia en el cine. Buenos Aires: Manatial, 2009.



GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. RJ: Paz e Terra, 1986.



GRAMSCI, Antonio, 1891-1937. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Carlos Nelson Coutinho (org.). RJ: Civilização Brasileira, 2011.



IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre consciência e emancipação. São Paulo: Expressão Popular, 2007.



_________ . Política, Estado e Ideologia na trama conjuntural. São Paulo: ICP, 2017.



LEHER, Roberto. 25 anos de educação pública: notas para um balanço do período. In: GUIMARãES, Cátia. Trabalho, educação e saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. RJ: EPSJV, 2010.



MARCUSE, Herbert. Cultura e Psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2001.



MARTIN, Marcel. A Linguagem cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.



MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. (tradução de José Paulo Netto e Miguel M. C. Yoshida). São Paulo: Expressão Popular, 2010.



MENDONçA, Sonia Regina. Estado in Dicionário da Educação do Campo. Caldart, Roseli; Pereira, Isabel Brasil; Alentejano, Paulo; Frigotto, Gaudêncio (orgs.). Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.



MIGLIORIN, Cezar. Ensaios no real. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.



NAGIB, Lúcia. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006.



NEVES, Lucia (org.). A nova Pedagogia da Hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.



PARANAGUá, Paulo Antonio. Tradición y modernidad en el cine de América Latina. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, 2003.



PEREIRA, Isabel Brasil; FRANçA, Julio César (orgs.). Dicionário da educação profissional em saúde. RJ: EPSJV, 2009.



PEREIRA, Noádia Munhoz. Vivência de extensão em formação política pela sétima arte: o cimena como possibilidade de mobilização para aprendizagens. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG. Belo Horizonte, v. 6, n/ 1, p. 164-172. 2018.



PROVITINA, Gustavo. El cine ensayo: la mirada que piensa. Buenos Aires: La Marca Editora, 2014.



ROCHA, Glauber. Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Cosac et Naify, 2022.



SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.



_________ . Sobre a natureza e especificidade da Educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.



SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton (orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.



SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2001.



SHIROMA, Eneida; MORAES, Maria Célia; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. RJ: Lamparina, 2011.



TURNER, Graeme. Cinema como prática social. Trad. Mauro Silva. São Paulo, Summus, 1997.

XAVIER, Ismail. Alegorias no subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense. 1983



_________ . Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.



__________ . Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Cosac et Naify, 2007.



__________ . O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. RJ/SP: Paz e Terra, 2021.



__________ . A experiência do cinema (antologia). RJ/SP: Paz e Terra, 2018.





Filmografia Sugerida



01. Encouraçado Potemkin, 1925 (Sergei Eisenstein)

02. A Regra do Jogo, 1939 (Jean Renoir)

03. Cidadão Kane, 1941 (Orson Welles)

04. Os Sete Samurais, 1954 (Akira Kurosawa)

05. Sindicato de Ladrões, 1954 (Elia Kazan)

06. 12 Homens e Uma Sentença, 1957 (Sidney Lumet)

07. Mon Oncle, 1958 (Jacques Tati)

08. Incompreendidos, 1959 (François Truffaut)

09. Hiroshima, mon amour, 1959 (Alain Resnais)

10. Acossado, 1960 / à bout de souffle (Jean-Luc Godard)

11. Mephisto, 1961 (Istvan Szabó)

12. O Anjo Exterminador, 1962 (Luis Buñuel)

13. O leopardo, 1963 (Luchino Visconti)

14. Dr. Fantástico, 1964 (Stanley Kubrick)

15. Macbeth, 1971 (Roman Polanski)

16. Amacord, 1973 (Frederico Fellini)

17. Corações e Mentes, 1974 (Peter Davis)

18. Apocalypse Now, 1979 (Francis Ford Coppola)

19. Fanny e Alexander, 1982 (Ingmar Bergman)

20. Blade Runner, 1982 ( Ridley Scott)

21. Paris, Texas, 1984 (Wim Wenders)

22. Faça a coisa certa, 1989 (Spike Lee)

23. Ricardo III, 1995 (Al Pacino)

24. A One and a Two, 2000 (Edward Yang)

25. Dez, 2002 (Kiarostami)

26. Dogville, 2003 (Lars Von Trier)

27. Onde os fracos não tem vez, 2007 (Ethan Coen, Joel Coen)

28. Drive, 2011 (Nicolas Winding Refn)

29. Isto não é um filme, 2011 (Jafar Panahi)

30. Coringa, 2019 (Todd Phillips)



Cinema brasileiro

. Limite, 1931 (Mario Peixoto)

. Rio 40 graus (Brasil, 1955), de Nelson Pereira dos Santos

. O pagador de promessas, 1962 (Anselmo Duarte)

. Pra frente Brasil, 1962 (Roberto Farias)

. Vidas Secas, 1963 (Nelson Pereira dos Santos)

. Deus e o Diabo na Terra do Sol, 1964 (Glauber Rocha)

. Os Fuzis, 1964 (Ruy Guerra)

. Maioria Absoluta, 1964 (Leon Hirszman)

. São Paulo, sociedade anônima, 1965 (Luis Sergio Person)

. Terra em transe (Brasil, 1967), de Glauber Rocha

. O bandido da luz vermelha, 1968 (Rogério Sganzerla)

. Bye bye Brasil, 1979 (Carlos Diegues)

. Eles não usam black-tie, 1981 (Leon Hirszman)

. Pixote (Brasil,1981), de He?ctor Babenco

. Jango, 1984 (Silvio Tendler)

. Cabra marcado para morrer, 1984 (Eduardo Coutinho)

. O beijo da Mulher Aranha (Brasil/ EUA, 1985), de Hector Babenco

. Ilha das Flores, 1989 (Jorge Furtado)

. Central do Brasil, 1998 (Walter Salles)

. Cidade de Deus (Brasil, 2002), de Fernando Meirelles y Ka?tia Lund

. Carandiru, 2003 (Hector Babenco)

. Que horas ela volta, 2015 (Anna Muylaert)

. Aquarius (Brasil, 2016) de Kleber Mendonça Filho

. A baronesa, 2017 (Juliana Antunes)

. Bacurau, 2019 (Kleber Mendonça Filho; Juliano Dornelles)



Cinema Latino-Americano

. Los olvidados (Me?xico, 1950), de Luis Bun?uel

. Memorias del subdesarrollo (Cuba, 1968), de Toma?s Gutie?rrez Alea

. La hora de los hornos (Argentina, 1973), de Fernando Solanas e Octavio Getino

. El lugar sin límites (México, 1978), de Arturo Ripstein

. La batalla de Chile (Chile, 1975 a 1979), de Patricio Guzma?n

. La história oficial (Argentina, 1985), de Luis Puenzo

. Rodrigo D no futuro Colombia, 1990), de Vi?ctor Gaviria

. Palomitas blancas (Chile, 1992), de Raúl Ruiz

. Fresa y Chocolate (Cuba, 1994), de Toma?s Gutie?rrez Alea y Juan Carlos Tabi?o

. La vendedora de rosas (Colombia, 1998), de Vi?ctor Gaviria

. Y tu mamá también (Me?xico,2001), de Alfonso Cuaro?n

. Amores Perros (México, 2000) de Alejandro González Iñárritu

. Machuca (Chile, 2004), de Andre?s Wood

.Tony Manero (Chile, 2009), de Pablo Larraín

. No (Chile, 2014) de Pablo Larraín

. El abrazo de la serpiente (Colombia, 2015) de Ciro Guerra



Cinema Africano

Abderrahmane Sissako: Bamako (2006) e Timbuktu (2015)Alain Gomis: Aujourd´hui (2012) e Felicité (2017)

Andrew Dosunmu: Restless City (2011) e Mother of George (2013)

Djibril Diop Mambéty: Touki-Bouki (1973)

Flora Gomes: Mortu Nega (Morte Negada- 1987) e Nha Fala (2003)

Afrique sur Seine (1955), de Paulin Vieyra, Mamadou Sarr, Jacques Mélo Kane e Robert Caristan

La noire de (1966), de Ousmane Sembène

Sambizanga (1972), de Sarah Maldoror

Rafiki (2018), de Wanuri Kahiu

Atlantique (2019), de Mati Diop