UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: PESQUISA VISUAL
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17540
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



Como eu vejo, descubro e invento a mim mesmo e aos outros - do espelho do olhar dos outros, dos modelos culturais, à construção de uma testemunha interna (self), e por fim a liberdade, o direito, o respeito e ética para criar imagens de si e do outro. Estudo de artistas de diferentes tempos, origens e suportes visuais, que trabalham com autorretrato, com fotos de família, imagens encontradas, grupos aos quais pertencem, grupos aos quais nunca pertenceram, mundos inventados... Representações visuais de gênero, sexualidade, raça, de idade, pessoas com deficiência, arquétipos e estereótipos etc.



OBJETIVO(S):



Experimentar de modo técnico, prático, sensível e intuitivo as imagens de si através do autorretrato.



BIBLIOGRAFIA:



BARBOZA, Larissa. A Imagem Arquetípica da Guerreira: Um diálogo com as mulheres empoderadas do candomblé. Revista Diversidade religiosa,V.7, n.1, João Pessoa: 2017.

BONDíA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. p.20-28.

CANTON, Katia. Espelho de artista: auto retrato. São Paulo: Cosac Naif, 2004.

COLE, Paula Murray; MINNICK, Michele. O ator como atleta das emoções: o rasaboxes. O Percevejo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UNIRIO. v.3, n.1, 2011.

FéRAL, Josette. ´Para uma definição da Teatralidade´. In: Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. p.79-112.

JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

__________. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

LIMA, Luís Filipe de Lima. Oxum: A mãe da água doce. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

VALLADO, Armando. Iemanjá, a grande mãe africana do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.

VERGER, Pierre. Orixás: deuses iorubás na áfrica e no Novo mundo.6ª ed. Salvador: Corrupio, 2002.