UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: OFICINA DE EDIÇÃO - APROFUNDAMENTO
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-17539
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
4460
TOTAL 6 6 90

EMENTA:



Equipamentos (configurações) e softwares (Final Cut, Première pro e Da vinci e After effects). Diferenças e semelhanças). Organização do material. Multicamera, sincronismo, efeitos de vídeo, técnicas avançadas de edição e configuração, correção de cor, mixagem, legendagem, entrega em diversos formatos, inclusive DCP. Práticas de montagem/edição de obras de ficção, documentários. Videoartes. Tiktok, Instagran e Youtube. Programas para a TV.



OBJETIVO(S):



Oferecer um espaço para prática da edição. Aprofundar as técnicas de edição a partir das ferramentas dos softwares.



BIBLIOGRAFIA:



DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. Disponível em

https://monoskop.org/images/5/5f/Eisenstein_Sergei_A_forma_do_filme_2002.pdf

__________ _____ O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. Disponível em

http://elcv.art.br/santoandre/biblioteca/_em_portugues/Eisenstein,%20Sergei%20-%20O%20sentido%20do%20filme.pdf

TRUFFAUT, François. Hitchcock / Truffaut. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DIXON, Douglas. Adobe Première : guia prático e visual Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002

Final cut pro: https://www.apple.com/br/final-cut-pro/resources/

Adobe première pro: https://helpx.adobe.com/premiere-pro/user-guide.html