UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3- DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 135 CRÉDITOS: 9 CÓDIGO: FEBF07-17531
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio7 7 105
TOTAL 9 9 135

EMENTA:



Estágio supervisionado a ser desenvolvido em escolas (turmas de Ensino Básico). Encontros, conversas e debates sobre o que foi vivenciado nesses espaços e suas relações com os eixos estruturantes do curso.



OBJETIVO(S):



Proporcionar as futures cineastas e/ou professores de arte e cinema a possibilidade de acompanhar, vivenciar e aprender observando e atuando em turmas de ensino médio.



BIBLIOGRAFIA:



ANDRé, M. E. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 55-67.

BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

______ . Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 23 dez. 1996.

_____ . Resolução CEB nº 2 de 19 de abril de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de abril de 1999. Seção 1, p. 97.

_____. FUNDEB. Manual de Orientação - 2009. Brasília: MEC, FNDE, 2009.

BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito professor. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 38, dez. 2003. p. 17-88.

CANDAU, V. M. (org.). A didática em questão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1983.

GHEDIN, E; OLIVEIRA, E. S de.; ALMEIDA, W. A. de. Estágio com Pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

GOMIDE, A. G. V.; MIGUEL, M. E. B. Curso Normal: a formação de professores em nível médio, no Paraná (1996-2006). Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 27, p. 297-314, maio/ago. 2009.

LIBâNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

LOPES, A.C. Política de Currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, pp.50-64, Jul/Dez 2005

LOURENçO, F; BERGSTRöM, M. A Formação de Professores: Da Escola Normal à Escola de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001.

MAINARDES. J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, n. 94, p. 58 - 73, 1995.

SAVIANI. D. Escola e democracia. 31. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

________ . História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista do Centro de Educação, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005.

SASSO DE LIMA, T.C.; TAMASO MIOTO, R.C.; DAL PRá, K. R. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Textos et Contextos. Porto Alegre, vol. 6, n.1, p. 93-104, jan/jun, 2007.

VEIGA, I. P. A. (org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.