UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: HIST E ANALISE DO CINEMA E AUDIOVISUAL NA B.FLUMINENSE - PEDAGOGIAS DA IMAGEM
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-17516
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Cinema e Audiovisual (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:



A disciplina pretende que os estudantes conheçam, compreendam e reflitam o fazer cinematográfico, a partir das experiências do cinema baixadense. De modo que se costure a força transformadora, histórica e mobilizadora que o cinema tem na Baixada e possibilite pensarmos uma ética engajada, responsável e corajosa com a realização e o ensino do cinema, dentro e fora do território. E seguindo com a proposta do curso em criar uma ponte potente, verdadeira e fortalecedora da cena audiovisual já existente na região. Modos de usar essas imagens e filmografia em sala de aula: imagem pedagógica x pedagogia da imagem





OBJETIVO(S):

Analisar a produção cinematográfica da região, compreendendo a importância da relação do cinema com o território, se fará uma análise desde as produções audiovisuais das TV comunitárias, como a TV OLHO e a TV Maxambomba até o efervescente cinema contemporâneo baixadense. Serão analisados não somente os filmes, mas os modos de produção e circulação das obras fílmicas. Dessa forma estudaremos as metodologias, as invenções e as possibilidades de fazer cinema que os cineastas, cineclubistas e artistas do audiovisual baixadense criam em seus processos de realização cinematográfica. Não nos limitaremos às obras realizadas por cineastas da Baixada, mas também analisaremos filmes que filmaram a Baixada como o clássico ´Amuleto de Ogum´ de Nelson Pereira dos Santos e o ´Com licença, eu vou à luta´ de Lui Farias, baseado na obra homônima de Elaine Maciel. Nosso estudo no campo do cinema se dará de forma alargada e estudaremos as imagens e o imaginário que atravessam a construção da Baixada Fluminense, refletindo sobre o estigma da violência construído da mídia e também sobre a ancestralidade e a influência africana e indígena na construção da região.

BIBLIOGRAFIA:



ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. (no original: The dangerof a single story). Palestra proferida no TEDGlobal, Oxford (Inglaterra), julho de 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=en.

BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro : Booklink/UFRJ, 2008.

BEZERRA, Nielson Rosa. A cor da Baixada: Escravidão, Liberdade e Pós-Abolição no Recôncavo da Guanabara / Nielson Rosa Bezerra. - Duque de Caxias, RJ : APPH-CLIO, 2012.

BRASIL, André. ´Retomada: teses sobre o conceito de história´. In: Catálogo do Forum.doc. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2016, p.160.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In Emmanuel Alloa (org). Pensar a imagem. Rio de Janeiro: Autêntica, 2015, pp. 205-225.

Dutra, Rodrigo. TV Olho: A história da primeira tv de rua do Brasil. Appris. 2021.

ENNE, Ana Lúcia.´ Identidades como dramas sociais: descortinando cenários da relação entre mídia, memória e representações acerca da Baixada Fluminense´. In:RIBEIRO, Ana Paula Goulart; FERREIRA, Lúcia Maria Alves. Mídia e memória: a produção de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. P. 93- 114.

FRESQUET, Adriana M. Cinema e Educação: Reflexões e experiências com professores e estudantes dentro e fora da escola. 1. Editora Belo Horizonte, 2013.

GARCIA, Sandro. Cinema de Pedreiro. Uma linha-tênue entre amar a sétima arte e viver na maior cidade em número de habitantes do Brasil sem sala de cinema, onde o litrão custa 7 reais. Trajeto Errático, n. 1, p. 8 - 13 , jan. 2021. Disponível em: http://cidadaniaporimagem.uff.br/

FAUSTINI, Marcus Vinicius. Guia Afetivo Da Periferia. Aeroplano. 2009.

____________. Do Documentário à Videoarte: as principais cenas de uma história ainda em construção. Entrevista com Marcus Faustini, Luana Pinheiro e Diego Bion por x. Ano.

HALL, Stuart. ´Quem precisa da identidade?´. IN: SILVA, Tomaz Tadeu da (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes,

2000.

HB, Heraldo. O cerol fininho da Baixada. Coleção Tramas Urbanas, Editora Aeroplano, 2013.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação et Educação, SP, (21): 29 a 36, maio/ago, 2001.

LEROUX, Liliane. Táticas do Cinema de Guerrilha da Baixada para transitar entre o popular e o artístico. Revista Polêmica, v.171, p. 001-23-23, 2017.

LEROUX, Liliane. A Baixada tem, a Baixada Filma: a periferia, da representação à autoapresentação Cinemas pós-coloniais e periféricos / organização: Michelle Sales, Paulo Cunha, Liliane leroux. - Guimarães : Nós por cá todos bem - Associação Cultural; Rio de Janeiro: Edições lCV, 2019.

MACIEL, Eliane. Com licença eu vou à luta. (é legal ser menor?). 17º edição. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1986.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras nº26 - Língua e Literatura: Limites e Fronteiras.

MEMMI, Albert. O retrato do colonizado precedido do retrato do colonizador. Editora Lavoiento, 2016.

MOMBAçA, Jota. ´Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência!´ Disponível em: https://issuu.com/amilcarpacker/docs/rumo_a_uma_redistribuic__a__o_da_vi

MOREIRA, Giordana. A Baixada Filma, por elas. Publicado 25 de maio de 2018. Disponível em: https://lurdinha.org/site/a-baixada-filma-por-elas/

Movimento Baixada Filma. Manifesto Baixada Filma. Publicado em ?. Disponível em http://baixadafilma.com.br/

PINTO, T.M. Cinema e educação: Experiências sensíveis, territorialidades e hibridizações. Rebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. ANO 7. VOL1, 2018.

TORRES, Gênesis Pereira. Fragmentos da Memória Histórica da Baixada Fluminense. São João de Meriti. Rio de Janeiro: IPAHB, 2001. (Coleção Memória; 14)

RIVERA Cusicanqui, Silvia. Ch´ixinakax utxiwa : una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores - 1a ed. - Buenos Aires : Tinta Limón, 2010.

SILVA, Lidiane Gonçalves Gama. Memorial Maxambomba: Perspectivas de Transformação social nos rastros da TV Maxambomba. ECO - UERJ - Rio de Janeiro, 2014. Online em http://www.ppgcom.uerj.br/wp-content/uploads/Disserta

%C3%A7%C3%A3o-Lidiane-Gon%C3%A7alves.pdf

SILVA, Denise Ferreira da. A Dívida Impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.



FILMOGRAFIA (em permanente construção)

ARREMATE. Direção: éthel Oliveira, 2017. Documentário. 25min Acesso ao trailer

pleo link: https://www.youtube.com/watch?v=pTN8U38Yo1M

ALINHAVANDO UMA VIDA MELHOR. Direção Noni Carvalho,

1991.Documentário. TV Maxambomba. 11:50 min. Acesso pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=6q_Mrm70-bQett=560s

A terra das muitas águas. Direção: Catu Rizo. Ficção.

CASCUDOS. Direção: Igor Barradas. 2018. Ficção. Acesso ao filme: https://youtu.be/xxeSLcw51GA

CINECLUBISMO NA BF. Direção: Carol Vilamaro. 2018. Documentário. Acesso ao

trailer pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=sTQOCubrs9k

COM O TERCEIRO OLHO NA TERRA DA PROFANAçãO. Direção: Catu Rizo.

Ficção. Selo Independente: Osso Osso. 2016. 70 min. Acesso ao trailer pelo link:

https://vimeo.com/200390417

NOVA IGUAçU: A CIDADE DOS MEUS OLHOS. Produção: Marcus

Faustini, 2013. 17:13 min. Acesso pelo link https://www.youtube.com/watch?

v=ThRrwu_k4cY

Praça do Pacificador. Valter Filé 1993 Tv Maxambomba.

Meio-fio. Bia Pimenta

POESIA SEGUNDA PELE O FILME. Realização: Xuxu comxis. 2017. Acesso pelo

link: https://www.youtube.com/watch?v=ecT_7fOL-roett=30s

TRAJETOS #4. Direção: José Alsanne. Realização: Canal Plá. 3:40 min. Acesso pelo

link: https://www.youtube.com/watch?v=4ibmvw8Qnqw

Lá NO FIM DO MUNDO Direção coletiva Mate Com Angu. 2006.