UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado IV: Gestão Educacional
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-17479
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 2 30
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Observar criticamente o trabalho escolar confronto-o com os fundamentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas que compõem o Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais; Perceber a práxis escolar no que se refere a gestão educacional, no âmbito do Projeto Político Pedagógico, Gestão Democrática e as características da Administração Escolar: infra-estrutura organizacional da escola, a relação entre os diferentes sujeitos, a escola e suas articulações com a cidade, os sistemas e o planejamento educacional.
EMENTA:

As diferentes concepções de gestão educacional e escolar. Educação, Escola e Gestão educacional na cidade. A escola como núcleo da Gestão. Gestão/Administração: ambiente escolar, direção, secretaria, Corpo e Funcionamento dos setores dos profissionais da educação. Coordenação/Gestão Pedagógica: supervisão, orientação e direção: Equipe Pedagógica, Serviços e Apoio Pedagógico ao trabalho de sala de aula e Organização do Trabalho Pedagógico da Escola. A Educação Inclusiva e a Gestão Escolar. Os instrumentos da Gestão democrática: eleição para equipe técnica, Projeto Político, Pedagógico, Organização Estudantil, Conselho Escola Comunidade, Financiamento, Organização Sindical. A Educação Inclusiva e a Gestão Escolar.


BIBLIOGRAFIA:

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