UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia III
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: IGEOG04-17310
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio4 4 60
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

PARTICIPAçãO NO COTIDIANO ESCOLAR. ENTENDIMENTO DAS RELAçõES DISCêNCIA-DOCêNCIA. ANáLISE DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PLANEJAMENTO, PREPARAçãO, EXECUçãO, AVALIAçãO, REPLANEJAMEENTO E AçõES PARALELAS, COMO RECUPERAçãO E AULAS DE REFORçO). DESENVOLVIMENTO DE ESTRATéGIAS E METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MéDIO. REGêNCIA DE AULAS.

OBJETIVO(S):

REFORçAR O ENCONTRO DISCENTE COM O COTIDIANO ESCOLAR, CENTRADO NA RELAçãO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. POSSIBILITAR AOS FUTUROS PROFESSORES A COMPREENSãO DAS ESTRATéGIAS COTIDIANAS DE SALA DE AULA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, ABRINDO ESPAçO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E TéCNICAS DIVERSAS DE REGêNCIA NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MéDIO. OPORTUNIZARAO FUTURO DOCENTE A EXPERIêNCIA DE REALIZAR A MEDIAçãO DIDáTICA DOS CONTEúDOS ACADêMICOS DA GEOGRAFIA, COM A VALORIZAçãO DOS DIFERENTES SABERES PARA O ENSINO ESCOLAR.

BIBLIOGRAFIA:

Não informada.