UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: TPEG: Currículo e o Ensino de Geografia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG04-17293
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A HISTóRIA DO CURRICULO: TERRITóRIO EM DISPUTAS CONSTANTES

PARâMETROS CURRICULARES DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTOS PARA O ENTENDIMENTO DA SOCIEDADE

PROJETO POLíTICO PEDAGóGICO E O CURRíCULO

POLíTICAS DE CURRíCULO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

SEQUENCIAS DIDáTICAS E PLANOS DE AULA: FACES CURRICULARES

BNCC E A REFORMA CURRICULAR

IDEIA DE EDUCAçãO SE CONSTRóI COM O CURRíCULO

RELAçõES DO ESTADO, DAS POLíTICAS OFICIAIS E O CURRíCULO

A PRODUçãO DE OUTROS SABERES: é POSSíVEL?

CURRICULO E IDENTIDADE E CULTURA


OBJETIVO(S):

- ANALISAR A CONSTRUçãO DO CURRíCULO DE GEOGRAFIA EM SUAS DIMENSõES HISTóRICAS. IDEOLóGICAS, CULTURAIS E EPISTEMOLóGICAS;

- CONSIDERAR A HISTóRIA DO CURRICULO COMO UM TERRITóRIO DE DISPUTAS POLITICAS, SOCIAIS, IDENTITáRIAS E éTICAS;

- CONCEBER O CURRICULO COMO UM MEIO DE ENTENDER A SOCIEDADE E SUAS CONTRADIçõES.


BIBLIOGRAFIA:

ARROYO, M. Currículo: territórios em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

AQUINO, J.G. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

CARLOS, A.F.A. e OLIVEIRA, A.U. Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares de geografia. São Paulo: Editora Contexto, 1999.

COSTA, Hugo.; LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo para o ensino de Geografia: uma leitura a partir dos PCN para o Ensino Médio. In: Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n. 7, p. 196-215, jun. 2009.

GOODSON, Ivor. A Construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história.8ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, A. F B. , SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo, Cortez, 1994.

SACRISTáN, G. O Currículo: Uma Reflexão Sobre A Pratica. São Paulo: Penso-Artmed, 2007.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. São Paulo: Autêntica, 2004.

SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

SODRé, M. Reinventando A Educaçao - Diversidade: descolonizaçao e redes. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.