UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Sociologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG04-17288
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Emergência da Sociologia da Educação e o tema da educação nos clássicos. A produção das desigualdades sociais e a desigualdade de oportunidades educacionais. Processos de socialização e sistema de ensino. Relação, família e escola.

OBJETIVO(S):

Indicar os fundamentos teórico-metodológicos da produção do conhecimento na Sociologia da Educação. Discutir a função da educação segundo às diferentes perspectivas teóricas. Analisar a relação entre os processos de socialização e os sistemas de ensino. Analisar a emergência de questões atuais no campo da educação.

BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, P. Escritos de educação. 11º ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Editora Hedra, 2010 [1922]

FOURQUIN, J. C. (org). Sociologia da educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.

FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Edart, 1977.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: ática, 1997.

LAREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista. Belo Horizonte, nº 46, p. 13-82. Dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci _arttexetpid=S0102-46982007000200002

MILLS, C. W. A imaginação sociológica. 6. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982

NOGUEIRA, C. e outros. A influência da família no desempenho escolar. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n. 8, p. 379-396, 2009.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. Bordieu e a educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 4º edicação, 2014.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, nº 78. Abril, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378

PERRENOUD, P. O que a escola faz às famílias. In: MONTADON, Cléopâtre et PERRENOUD, Philippe. Entre pais e professores, um diálogo impossível? Para uma análise sociológica das interações entre família e escola. Oeiras: Celta Editora. 2011.

RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DPetA/Lamparina. 6º ed., 2007.

SILVA, J. de S. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeira: 7 Letras, 2003.

TURA, M. L. R. Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2004