UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Geohistória II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF10-17269
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O curso visa abrir discussão acerca da história ambiental da sociedade brasileira. Com o aporte teórico e
conceitual da etnoecologia e ecologia política, o curso destaca a participação da natureza brasileira, na
construção das espacialidades e da vida social e econômica nacional. Para tanto, o programa visita os
clássicos da literatura brasileira; bem como, as reflexões mais atuais, dos autores nacionais, buscando
compreender as matizes da relação sociedade e natureza, na história da sociedade brasileira. O
programa aborda a discussão dos impactos ambientais, das políticas públicas e das legislações
ambientais, na colônia, império e república. No período colonial destaca a exploração mercantilista (1)
da biodiversidade nacional extrativismo madeireiro; (2) da produtividade dos solos para a agricultura
da cana-de-açúcar e associados; (3) dos recursos minerais nacionais, como ouro e diamante. No império,
a disputa pelo uso do solo e os impactos gerados pelo café são abordados. Por fim, no período
republicano, o processo industrial brasileiro é destacado, e a ênfase na história ambiental fluminense é
dada.


OBJETIVO(S):

Compreender a história ambiental brasileira

- Debater os aportes teóricos e metodológicos da história ambiental, no Brasil, na atualidade;

- Identificar impactos sociombientais, no Brasil, frente ao desenvolvimento dos complexos
socioecológicos, ao longo do tempo histórico;

-Destacar os clássicos da literatura brasileira em história ambiental;

- Discutir a base teórica e metodológica da história ambiental no Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR, M. A. Supervisão escolar e política educacional. São Paulo: Cortez, 1991.

ALVES, N. et GARCIA, R.. (org.). O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais, São
Paulo: Loyola, 1991.

Amador, E.S. Baía de Guanabara e ecossistemas periféricos homem e natureza. Rio
de Janeiro: Edição do autor, 1997.

- Corrêa, A. M. O sertão carioca. Contra capa /FAPERJ: Rio de Janeiro, 2017.

Abreu, M. Geografia histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). Rio de Janeiro: Andrea
Jakobsson Estúdio. V 1 e 2, 2010.

- Dean, W. A ferro e a fogo a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Rio
de Janeiro: Companhia das Letras, 1995.

- Holanda, S. B. Monções. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Freire, G. O. Luso e os trópicos. Recife: é Realizações, 2010.