UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação III: Tempos, Espaços e Formas de aprendizagem na socied
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-17257
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaEDU - História (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Das reformas educacionais ao Manifesto dos Pioneiros. O movimento da Escola Nova: Continuidades e
descontinuidades. Organização da educação na Era Vargas. Baixada Fluminense: história, memória e
educação. Educação e pensamento social brasileiro no século XX. Educação e movimento operário.
Movimentos de educação popular. Embates entre o público e o privado no campo educacional.
Educação na ditadura militar. Os desafios educacionais no contexto da redemocratização: projetos,
sujeitos e práticas. Metamorfoses da contemporaneidade no campo da educação: sequestro do público
e degradação do pedagógico. As lutas pelo acesso a educação e a defesa dos profissionais da educação.


OBJETIVO(S):

- Refletir acerca da produção de conhecimento em História da Educação e seus aspectos teóricometodológicos;

- Identificar a História da Educação como campo de pesquisa e de ensino;

- Compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares;

- Analisar concepções, práticas e projetos educativos nos períodos estudados, observando a dinâmica de
continuidades e descontinuidades;

- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais;


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