UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Libras: Língua Brasileira de Sinais
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FEBF07-17251
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEBF - História (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
2230
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

Abordagens educacionais para surdos.Surdez como diferença.Organização linguística da Libras para usos
informais e cotidianos: vocabulário; morfologia, sintaxe e semântica;A expressão corporal como elemento
linguístico.Prática de Libras em diálogos, contação de histórias, aulas simuladas, etc.


OBJETIVO(S):

Apresentar os aspectos da surdez, contextualizando historicamente, e a percepção do surdo como
diferente; Apresentar a Libras e seus usos em diferentes contextos; Descrever a morfologia, sintaxe e
semântica (aspectos gramaticais) da Libras; Discutir a relação corpo, língua e aprendizagem no contexto
da surdez; Capacitar para uso básico da Libras


BIBLIOGRAFIA:

CAPOVILLA. Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte.; MAURICIO, Aline Cristina L. Dicionário
enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira (Libras). 2 vol. São Paulo: EDUSP, 2013.

FELIPE, T A; MONTEIRO, M S. Libras em Contexto: curso básico. Brasília: Programa Nacional de Apoio à
Educação dos Surdos, MEC: SEESP, 2001.

FERNANDES, Eulália (org). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora?
Introdução à LIBRAS e educação de surdos. São Paulo: Edufscar, 2013.

Sá, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SKLIAR, Calos (Org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação,1998.
SKLIAR, C. (Org). Atualidade da educação bilíngue para surdos. v.1, v.2. Porto Alegre: Mediação,1999.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da
realidade surda- São Paulo: Parábola Editorial, 2009.