UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTEGRADAS
DISCIPLINA: Microscopia Avançada Aplicada às Ciências Médicas
CARGA HORÁRIA: 20 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM14-17057
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCM - Medicina. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0120
TOTAL 0 1 20

OBJETIVO(S):

Apresentar as principais técnicas de microscopia de luz (fluorescência e confocal), eletrônica de varredura e transmissão aplicadas na pesquisa básica e aplicada de doenças infecto-parasitárias e crônicas. Explorar a como a formação de imagens de microscopia em duas e três dimensões influenciam no avanço da morfologia, anatomia e diagnóstico.
EMENTA:

Fundamentos básicos de microscopia de luz e eletrônica. Noções de preparo de amostras biológicas para microscopia. Formação e interpretação de imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia. Algumas aplicações de técnicas de microscopia nas ciências morfológicas, anatomia, e no diagnóstico de doenças infecto-parasitárias e crônicas. Metodologia: aulas teóricas e práticas, seminários e discussão de artigos.
Avaliação: Apresentação de seminários e/ou discussões de artigos.



BIBLIOGRAFIA:

DE SOUZA, W. Microscopia Óptica: fundamentos e aplicações às Ciências Biomédicas. 1 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Microscopia, 2010, 220 p.
DE SOUZA, W. Técnicas de Microscopia Eletrônica Aplicadas às Ciências Biológicas. 3 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Microscopia, 2011. 420 p.
PAWLEY, J.B. Handbook of biological confocal microscopy. 3 ed. New York, NY.: Springer, 2006. 988 p.
STOKES, D. Principles and Practice of Variable Pressure / Environmental Scanning Electron Microscopy. RMS - Royal Microscopical Society, 2008. 234p.