UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS MÉDICAS INTEGRADAS
DISCIPLINA: Clínica Médica II
CARGA HORÁRIA: 320 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM14-16912
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCM - Medicina. (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0240
Prática/
Trabalho de Campo
014280
TOTAL 0 16 320

OBJETIVO(S):

Aprimoramento das habilidades relativas a anamnese e semiotécnica.
Aprimoramento da capacidade de desenvolvimento do raciocínio clínico.
Apresentação e discussão téorico-prática das principais afecções dos sistemas cardiovascular, pulmonar, digestivo, endócrino, nervoso, genitourinário, osteoarticular e hemolinfopoiético.
Capacitação para estabelecer diagnósticos diferenciais para síndromes e diagnósticos definidos.
Introdução de conceitos gerais de interpretação de exames complementares, suas indicações e significados.
Introdução de conceitos fundamentais de manejo terapêutico e prevenção.

EMENTA:

A disciplina se apoia na realização sistemática das atividades de anamnese e exame físico, buscando o aprimoramento das mesmas e potencializando o aprendizado do conteúdo específico dessa etapa. O raciocínio clínico desenvolvido ainda de forma incipiente na disciplina de Clínica Médica I sofrerá verdadeiro impulso com a continuidade das atividades e vivências a beira do leito para coleta da anamnese e realização do exame físico, além do novo conteúdo apresentado na presente disciplina. Apresentação e discussão téorico-prática das principais afecções dos sistemas cardiovascular, pulmonar, digestivo, endócrino, nervoso, genitourinário, osteoarticular e hemolinfopoiético, bem como das principais síndromes geriátricas. O universo da Medicina Interna com o qual o aluno terá contato se ampliará consideravelmente com a apresentação e discussão das principais afecções dos sistemas orgânicos. Serão atividades realizadas em sala de aula, em pequenos grupos e a beira do leito.
Capacitação para estabelecer diagnósticos diferenciais para síndromes e diagnósticos definidos. Com a ampliação
do conhecimento sobre as afecções mais comuns se desenvolverá progressivamente a capacidade de estabelecer diagnósticos diferenciais. Introdução de conceitos gerais de interpretação de exames complementares, suas indicações e significados. Introdução de conceitos fundamentais de manejo terapêutico e prevenção.



BIBLIOGRAFIA:

Porto, Celmo Celeno; Porto, Arnaldo Lemos. Semiologia Médica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2013.
López M, Laurentys-Medeiros J. Semiologia médica: as bases do diagnóstico clínico. 5a ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2004.
Dan Longo, Anthony Fauci, Dennis Kasper, Stephen Hauser, J. Jameson, Joseph Loscalzo, eds. Harrison's Principles of Internal Medicine. 18th ed. New York: McGraw-Hill, 2011.
Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Textbook of Internal Medicine. 23rd ed. Philadelphia, PA: Saunders; 2008.