UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Fundamentos das Ciências da Natureza II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FFP02-01658
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 1) Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
FFP - Pedagogia. (versão 2) Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

OBJETIVO(S):

Fornecer conteúdos básicos das ciências da natureza analisando sua ressonância na vida dos alunos.
EMENTA:

Sexualidade e reprodução. Ecologia e sociedade. A saúde como direito e suas relações com a melhoria da qualidade.


BIBLIOGRAFIA:

ATEENBOROUCH D. A vida na terra. Uma história natural. São Paulo Martins Fontes, 1981.
CORTEZ, Cadernos Cedes 4. Educação e Saúde. São Paulo.
________. Cadernos Cedes 15. Fracasso escolar. Uma questão médica? São Paulo, 1985.
MAYLE, P. & ROBINS, A. & WALTER, P. De onde viemos. São Paulo Editora Nobel, 1984.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Organização). A saúde em estado de choque. Petrópolis Fase, 1986.
SUPLICY, M. Papai, mamãe e eu. Rio de Janeiro, FTD, 1990.
VIEIRA, Liszt. Fragmentos de um discurso ecológico. São Paulo Gaia, 1990.
VOZES, Cadernos de Educação Popular V. Saúde e educação Popular. Petrópolis, 1984.