UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Fundamentos das Ciências da Natureza II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FFP02-01658
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 1) Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
FFP - Pedagogia. (versão 2) Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

Sexualidade e reprodução. Ecologia e sociedade. A saúde como direito e suas relações com a melhoria da qualidade.

OBJETIVO(S):

Fornecer conteúdos básicos das ciências da natureza analisando sua ressonância na vida dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:

ATEENBOROUCH D. A vida na terra. Uma história natural. São Paulo Martins Fontes, 1981.

CORTEZ, Cadernos Cedes 4. Educação e Saúde. São Paulo.

________. Cadernos Cedes 15. Fracasso escolar. Uma questão médica? São Paulo, 1985.

MAYLE, P. et ROBINS, A. et WALTER, P. De onde viemos. São Paulo Editora Nobel, 1984.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Organização). A saúde em estado de choque. Petrópolis Fase, 1986.

SUPLICY, M. Papai, mamãe e eu. Rio de Janeiro, FTD, 1990.

VIEIRA, Liszt. Fragmentos de um discurso ecológico. São Paulo Gaia, 1990.

VOZES, Cadernos de Educação Popular V. Saúde e educação Popular. Petrópolis, 1984.